Home Esportes Olímpicos Campeonato das Américas de goalball: Brasil vai a final no masculino e feminino

Campeonato das Américas de goalball: Brasil vai a final no masculino e feminino

Copa das Américas tem suas finais nesta terça-feira

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

O SporTV 2 vai transmitir os últimos jogos do Campeonato das Américas de goalball na manhã desta terça-feira, 22, quando serão disputadas as finais da competição no feminino, às 10h50, e no masculino, às 12h, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O Brasil estará representado nas duas decisões: na masculina, os brasileiros vão enfrentar os norte-americanos, enquanto na feminina, as brasileiras terão as canadenses pela frente.

PUBLICIDADE

Ainda no mesmo dia, também com transmissão do SporTV 2, haverá a decisão pelo terceiro lugar do torneio em ambos os gêneros: Argentina e EUA (feminino) entram em quadra às 8h30, enquanto Canadá e Colômbia (masculino), às 9h40.

Atual bicampeã mundial e campeã paralímpica, a Seleção Brasileira masculina se classificou para a final na tarde desta segunda-feira, 21, ao bater a Colômbia por 13 a 3, com gols de Leomon (5), Dantas (4) Parazinho (3) e Emerson. Agora, a equipe comandada pelo técnico Alessandro Tosim enfrentará os EUA na grande decisão. Hoje, mais cedo, os brasileiros já haviam derrotado Porto Rico por 10 a 0 nas quartas de final.

PUBLICIDADE

“Vamos em busca deste título do Campeonato das Américas de goalball. Seria a nossa segunda conquista neste torneio. É uma competição que também sreve de preparação para o Mundial, em junho, na China”, disse Leomon, artilheiro da semifinal diante dos colombianos. “Chegamos muito preparados para o campeonato e entramos focados em todos os jogos. Esperamos representar a nossa nação da melhor maneira possível na final”, completou o ala Parazinho.

Resultados das semifinais masculinas:
Brasil 13 x 3 Venezuela
EUA 14 x 4 Canadá

Seleção feminina
As mulheres brasileiras também avançaram à decisão e, assim como os homens, estão classificadas para o Mundial de goaball na China. Em um jogo emocionante na semifinal, o Brasil derrotou os EUA por 5 a 4, com direito a um pênalti defendido por Jéssica no último lance. O time treinado por Jônatas Castro superou as norte-americanas com gols da própria Jéssica (3) e Moniza (2).

Esse confronto foi a reedição da semifinal Paralímpica, em Tóquio, na qual os EUA venceram o Brasil no golden goal. “Entrei no jogo pensando em ganhar delas mesmo. A derrota na semifinal nos Jogos Paralímpicos estava engasgada. A todo momento, eu penasava: ‘Não vou desistir e vou levar essa vitória junto com as meninas'”, afirmou Jéssica. Antes de vencer as norte-americanas, as brasileiras haviam derrotado as chilenas por 10 a 0 nas quartas de final. Na decisão, nesta terça-feira, 22, a Seleção feminina vai encarar o Canadá pelo ouro no Campeonato das Américas.

PUBLICIDADE

Resultados das semifinais femininas:
Brasil 5 x 4 EUA
Canadá 4 x 2 Argentina

Esta é a quarta edição do Campeonato das Américas de goalball, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.