Nesta sexta-feira (18), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou parceria com a prefeitura da cidade de Itapecerica da Serra, no estado de São Paulo. A partir de março, a cidade se tornará a casa da sede da modalidade.
Segundo nota, a parceria vai consistir em uma sede para a CBFA, com espaço físico para administração e campo para a prática do futebol americano. Desse modo, o FABr terá uma casa, um centro de treinamento para realizar a preparação de suas seleções.
Segundo a Confederação, a parceria entre CBFA e a prefeitura será divulgada oficialmente em 16 de março, às 09h, em evento voltado à imprensa.
O Secretário de Esportes de Itapecerica da Serra comentou sobre a transformação da região em uma “capital do futebol americano” nos próximos anos.
“Em nome do Prefeito Dr. Nakano e do Vice-prefeito Rafael, é uma honra abrir as portas de Itapecerica da Serra para receber a entidade que conduz e representa, no Brasil, o esporte mais valioso do mundo, o Futebol Americano, especialmente neste momento em que há um movimento muito importante promovido pela NFL para a globalização da modalidade.”
“Este primeiro, mas significativo, passo é o início de uma jornada que incluirá, entre outras iniciativas, o estabelecimento de Categorias de Base do Futebol Americano, com o suporte e a parceria da CBFA, primeiramente na categoria Flag, que se tornará uma modalidade olímpica a partir de 2028”, prosseguiu o secretário. “Isso tudo projetará a nossa cidade em nível mundial e a colocará no radar do Esporte de Alto Rendimento”.
Visão da CBFA
Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Cristiane Kajiwara, este será um enorme passo para o desenvolvimento da modalidade no país.
“Agradeço ao Prefeito Dr. Nakano, ao Vice-prefeito Rafael, ao Geraldo e toda equipe da Secretaria de Esportes da cidade por receber o Futebol Americano de braços abertos desde o primeiro telefonema e visita à Itapecerica.”
“Estamos muito contentes com essa parceria, para nós é uma grande conquista”, prosseguiu Cris Kaji. “Será muito importante para consolidar nosso trabalho em todo país, tendo um centro de treinamento próprio para as seleções na região metropolitana de São Paulo”.
O local dedicado ao centro de treinamento da CBFA será utilizado para a preparação para o amistoso da seleção brasileira, Brasil Onças, contra o Europe Warriors.

