O Corinthians publicou, na última segunda-feira (21), uma nota oficial alertando sobre um possível novo golpe envolvendo as categorias de base do clube. No breve texto, a assessoria do time fala sobre recentes falsas “peneiras” (tradicional processo de seleção de jovens jogadores) divulgadas em nome da equipe alvinegra.
Mais do que o uso indevido da imagem do Timão, os responsáveis pelas falsas peneiras pediam pagamento prévio para garantir a participação dos jovens atletas no processo de seleção. O procedimento, garante o clube, é expressamente proibido dentro de seus processos oficiais.
O Corinthians ainda lembra que, além de suas categorias de base — localizadas no CT Joaquim Grava e na sede do Parque São Jorge —, conta com a “escolinha” Chute Inicial, rede de captação licenciada e que trabalha sob a ética de trabalho alvinegra. Confira o comunicado corintiano na íntegra, publicado em seu site:
O comunicado oficial do Corinthians sobre peneiras falsas
“O Sport Club Corinthians Paulista, por meio de seu Centro de Excelência em Formação de Atletas, tomou conhecimento da divulgação de peneiras falsas em nome do clube, mediante pagamento prévio.
O clube NÃO APROVA e NÃO É RESPONSÁVEL por este procedimento, que configura crime de estelionato.
Alertamos que o pagamento a qualquer pessoa que prometa a escalação e/ou a contratação de atletas pelo Corinthians NÃO deve ser feito sob hipótese alguma.
O Corinthians não cobra qualquer valor em suas peneiras e avaliações oficiais.
Informações oficiais sobre as datas das próximas peneiras serão sempre divulgadas no site do clube em https://www.corinthians.com.br/futebol-peneiras.
ATENÇÃO: Este comunicado não é válido para o Chute Inicial, escolas de futebol licenciadas pelo Corinthians.
Em caso de dúvida ou denúncia, entre em contato com o responsável pelo Departamento de Captação, Alysson Marins pelo telefone (11) 2095-3000, ramal 3133.”

