Home Outros Esportes Derek Jeter deixa de ser CEO do Miami Marlins

Derek Jeter deixa de ser CEO do Miami Marlins

Jeter deixa o time depois de quatro anos e meio de pouco sucesso em campo

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na tarde desta segunda-feira (28), Derek Jeter anunciou, por meio de um comunicado nas redes sociais, que não é mais CEO e acionista do Miami Marlins. O motivo citado para a saída foi a diferença de perspectiva com os outros donos do time.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No comunicado, Jeter disse: “a visão para o futuro da franquia é diferente daquela que eu assinei para liderar. Agora é a hora certa para me afastar enquanto uma nova temporada começa”.

Derek Jeter era parte do grupo liderado por Bruce Sherman que comprou o Miami Marlins em setembro de 2017 por 1,2 bilhões de dólares, com o ex-shortstop adquirindo 4% das ações. Logo que o grupo assumiu o controle da equipe, Jeter ficou encarregado de cuidar das operações ligadas ao baseball.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois de anos de pouco sucesso, a nova direção havia prometido transformar Miami em uma cultura vencedora, com moldes parecidos com o que a estrela do Yankees havia vivenciado em Nova York. Mesmo contratando pessoas ligadas a essa cultura, como Jorge Posada, Don Mattingly e Gary Denbo, as quatro temporadas sob o comando de Jeter não foram como esperado.

O recorde de vitórias e derrotas nesse período foi de 218-327. Com isso, o aproveitamento de 40% foi o quarto pior da liga, atrás somente de Royals, Tigers e Orioles. O único ano com mais vitórias do que derrotas aconteceu em 2020, com a temporada curta por conta da pandemia.

Além do desempenho ruim, a equipe se desfez de bons jogadores, como Christian Yelich, Giancarlo Stanton, Marcel Ozuna e J.T. Realmuto.

PUBLICIDADE

O ponto positivo da passagem de Jeter pelos Marlins foi o desenvolvimento de jovens promessas, como foram os casos de Sandy Alcantara, Jazz Chisholm, Jesus Sanchez e Lewin Diaz. Segundo os rankings da ESPN, o sistema de ligas menores de Miami é o quarto melhor entre os 30 times. O desenvolvimento do farm system, no entanto, foi mais uma necessidade do que uma opção, já que a equipe não investe muito em contratações – na era Jeter, eles sempre estiveram entre as quatro menores folhas salariais, o que, segundo relatos, frustrava o ex-jogador.

PUBLICIDADE

No lado dos negócios, Derek Jeter conseguiu um novo contrato de televisão e fechou um acordo de naming rights para o estádio. Ele também foi responsável pela contratação de Kim Ng, a primeira mulher a ocupar o cargo de general manager na MLB.

Em comunicado sobre a saída de Jeter, Sherman disse: “[temos um] profundo banco de talentos que supervisionará as decisões de negócios e de beisebol enquanto trabalhamos para identificar um novo CEO para liderar nossa franquia. O grupo de proprietários está comprometido em continuar investindo no futuro da franquia – e estamos determinados a construir uma equipe que retornará à pós-temporada e empolgará os fãs dos Marlins e a comunidade local”. No momento, Ng assumirá as operações de baseball, enquanto a COO, Caroline O’Connor, cuidará dos negócios do dia-a-dia.

COMUNICADO DE DEREK JETER

“Hoje estou anunciando que o Miami Marlins e eu estamos encerrando oficialmente nosso relacionamento e não servirei mais como CEO nem como acionista do clube. Tínhamos uma visão há cinco anos para transformar a franquia Marlins e, como CEO, tive orgulho de colocar meu nome e reputação em risco para tornar nosso plano em realidade. Por meio de muito trabalho, confiança e responsabilidade, transformamos todos os aspectos da franquia, remodelando a força de trabalho e desenvolvendo um plano estratégico de longo prazo para o sucesso. 

Dito isso, a visão para o futuro da franquia é diferente daquela que eu assinei para liderar. Agora é a hora certa para me afastar enquanto uma nova temporada começa.

PUBLICIDADE

Minha família e eu gostaríamos de agradecer nossa incrível equipe, torcedores dos Marlins, jogadores dos Marlins e toda a comunidade de Miami por nos receber de braços abertos e nos fazer sentir em casa. A organização está mais forte hoje do que há cinco anos, e estou agradecido e honrado por ter feito parte desta equipe”.

PUBLICIDADE
Better Collective