Home Basquete EuroLeague proíbe jogos na Rússia e suspende partidas das equipes do país

EuroLeague proíbe jogos na Rússia e suspende partidas das equipes do país

Em reunião com todas as equipes do campeonato, a EuroLeague decidiu proibir os jogos em solo russo

Marcos Cruz
Estudante de Jornalismo, criador do blog 'De Fora da Linha' e colaborador do Torcedores na editoria de Esportes Americanos.

Os conflitos entre Rússia e Ucrânia seguem impactando o esporte. Após o Barcelona se posicionar contrário a partida contra o Zenit, em São Petesburgo, a EuroLeague decidiu convocar uma reunião para resolver as questões pendentes. A reunião foi remota e ocorreu na manhã desta sexta-feira (25).

PUBLICIDADE

Dessa forma, organizadores do campeonato e dirigentes das 18 equipes da liga se reuniram decidiram transferir todos os jogos que, anteriormente, seriam sediados na Rússia. Além disso, os jogos entre Barcelona e Zenit, Bayern de Munique e CSKA de Moscou e Baskonia e Kazan foram cancelados.

Em seguida, a EuroLeague afirmou que continuará monitorando a situação, incluindo os regulamentos impostos pelas autoridades nacionais e internacionais. Por outro lado, a liga europeia não ficou restrita a burocracia e posicionou abertamente contra “qualquer ato de guerra como o que ocorre na Ucrânia”.

PUBLICIDADE

“Os clubes permanecem unidos em seu propósito de usar o poder do basquete para unir as comunidades. A Euroliga abraça e celebra a diversidade, que está amplamente presente em suas comunidades e no centro de todas as equipes”.

A nota segue garantindo que “Tal diversidade é entendida como profundamente ligada ao valor do respeito, promovendo a livre expressão de diferentes opiniões. A violência de qualquer natureza é contrária a tais valores e não é tolerada nem aceita como forma de defesa da opinião ou posição de quem quer que seja”.

No entanto, ainda não se sabe qual será o futuro dos clubes russos (CSKA e Zenit) na maior competição do basquete europeu.

 

PUBLICIDADE