Home Automobilismo F1 elimina regra importante para temporada 2022; entenda

F1 elimina regra importante para temporada 2022; entenda

Fórmula 1 vivencia contagem regressiva; equipes já estão apresentando seus carros

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

A temporada da F1 promete mudanças significativas em 2022. Além da ampliação de pontos para a punição de um piloto no grid, as classificações da principal categoria do automobilismo também sofrerá alterações. Em decisão conjunta após reunião do Conselho Assessor de Estratégia, ficou definido o fim da regra que obrigava os 10 primeiros colocados a largarem com os pneus da melhor volta no Q2. A informação foi revelada pelo jornalista Roberto Chinchero, do Motorsport Italia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vigente até a última temporada da Fórmula 1, a regra havia sido criada em 2014, quando na mesma oportunidade houve uma mudança no regulamento, trazendo os motores híbridos à categoria. Mesmo com o intuito inicial de promover equilíbrio, uma vez que permitia os eliminados do Q2 largar com pneus novos, a medida punia pilotos que não integravam equipes de ponta e que só chegavam ao Q3 com os pneus macios.

A temporada 2022 da F1 também marcará a introdução de pneus de 18 polegadas. Os compostos estavam previstos para serem inseridos em 2021, contudo, os organizadores optaram pela inclusiva junto à revolução técnica no regulamento proposto para este ano.

Recentemente, o diretor da Pirelli, Mario Isola, revelou que os novos compostos de 18 polegadas poderão impactar em uma redução de pit-stops para 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Espero que não tenhamos menos variações de estratégia, porque a ideia e a maneira com a qual projetamos os pneus é exatamente continuar a ter uma mistura de estratégias diferentes, de uma e duas paradas”, disse. “É verdade que com um novo produto e menos desgaste, é possível que tenhamos menos pit-stops — então devemos ter a maioria das corridas com uma parada”, explicou.

O primeiro Grande Prêmio da F1 em 2022 ocorre no Bahrein, a partir do dia 18 de março, com os treinos-livres. A prova do GP de Sakhir está agendada para o dia 20 de março, abrindo assim a temporada de 23 etapas no calendário.

Better Collective