Home Automobilismo F1: Para que serve a ‘tinta fluorescente’ colocada nos carros durante a pré-temporada?

F1: Para que serve a ‘tinta fluorescente’ colocada nos carros durante a pré-temporada?

Detalhe apareceu mais uma vez nos testes da Fórmula 1, em 2022, e foi motivo de curiosidade por parte de alguns fãs da categoria

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Alguns já devem ter se habituado com a pintura verde (ou amarelada) que muitos carros da Fórmula 1 utilizam durante os testes de pré-temporada. Outros, contudo, talvez estranhem tal visual. Mas, afinal, qual a utilidade desta tinta fluorescente para as escuderias da F1?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trata-se do Flow-Vis (ou FloVis), que nada mais é que um fluído que auxilia a coleta de dados por parte das equipes. Primeiramente, a tinta é colocada em pontos estratégicos dos carros. O intuito, dessa forma, é tornar os fluxos aerodinâmicos visíveis. Isso ocorre quando o carro vai para a pista e começa a se movimentar.

A tinta, por consequência, se espalha mostrando aos engenheiros o caminho percorrido pelo ar. De volta aos boxes, fotos são tiradas. Elas auxiliam no entendimento do comportamento aerodinâmico, particularidades das asas e outros detalhes importantíssimos dos carros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O nome Flow-Vis, aliás, vem de flow visualization, ou “visualização do fluxo”, na tradução para o português. A tinta é, na verdade, mistura de óleo com um pó brilhante, geralmente verde ou amarelo. Além disso, essa prática é muito mais comum em novos carros. Portanto, veremos bastante do Flow-Vis nesta pré-temporada da F1.

Pré-temporada da Fórmula 1 em 2022

Nos primeiros testes da nova temporada da F1, a Williams chamou a atenção com o uso demasiado do Flow-Vis (na foto acima). Mas a equipe inglesa não foi a única a utilizar da técnica para coletar mais informações sobre os carros.

PUBLICIDADE

Enfim, a pré-temporada da Fórmula 1 segue em andamento. Neste primeiro período, que começou na quarta-feira (23) e que vai até amanhã (25), os carros seguem andando na pista da Catalunha. Depois, entre 10 e 12 de março, novos testes serão realizados, mas desta vez no Bahrein — local da corrida de estreia da F1, em 20 de março.

Better Collective