Home Futebol Fifa pode fazer alteração em listas de convocados para a Copa do Mundo

Fifa pode fazer alteração em listas de convocados para a Copa do Mundo

Entidade pode aumentar número de atletas que poderão disputar a Copa do Mundo de 2022; atualmente 23 atletas podem ser convocados

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Copa do Mundo de 2022 pode ter uma novidade bastante importante para os técnicos das 32 seleções que disputarão o certame. A Fifa está estudando alterar o número de jogadores que podem ser convocados para a disputa do torneio a ser realizado ao final do ano no Catar.

PUBLICIDADE

De acordo com o GE, a entidade pondera aumentar de 23 para 26 o número dos atletas que deverão estar na lista final de jogadores que poderão jogar o Mundial. Tal alteração ainda deve ser discutida dentro da Fifa pelos dirigentes e pelo corpo técnico desta antes de uma decisão seja tomada.

A Covid-19 e seus efeitos que ainda perduram no mundo e também no futebol foi um dos fatores que influiu no estudo da entidade para que o torneio sediado em solo qatari possa sofrer tal alteração, para dar mais mobilidade aos treinadores para convocar atletas e lidar com casos da doença dentro dos elencos das seleções que forem ao certame.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJqNnk5dmN0dCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Não se sabe, no entanto, como esta logística funcionará para a presença destes ‘jogadores extras’ na Copa do Mundo. Atualmente, são 23 jogadores (20 de linha e três goleiros), com todos podendo ser relacionados para os jogos. Caso o número aumente, ainda terá que ser definido se estes três atletas a mais poderão ser relacionados para os jogos ou se ficarão numa ‘lista de espera’, com a que existe atualmente com os atletas que podem substituir atletas que podem ser convocados.

A ideia de aumentar a lista de atletas a serem convocados para o Mundial do Catar deve ser discutida no final de março, quando acontecerá o congresso da Fifa, e antes do sorteio dos grupos do torneio, que será em 1/4.