Home Futebol Fifa explica o motivo de Thiago Silva ter sido eleito o melhor jogador do Mundial

Fifa explica o motivo de Thiago Silva ter sido eleito o melhor jogador do Mundial

Eleição do zagueiro como melhor jogador da competição, gerou polêmica nas redes sociais

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Mundial de Clubes vencido pelo Chelsea no último dia 12, gerou polêmicas, como a escolha de Thiago Silva como o melhor jogador da competição. Não que o zagueiro brasileiro tenha feito um campeonato ruim, mas tiveram outros destaques que poderiam ter levado. O que pesa contra o brasileiro, foi o pênalti que ele cometeu na final, contra o Palmeiras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As escolhas de melhores jogadores em eleições da FIFA são constantemente questionadas, mas dessa vez, a FIFA justificou essa escolha de acordo com o relatório de uma ferramenta que analisa em tempo real até 15 mil dados por partida. O pênalti é ignorado nessa análise que é feita em cima de números.

No relatório, os especialistas dizem que Thiago Silva tanto na semifinal, quanto na final, compôs forte na defesa, principalmente contra os atacantes velozes e técnicos do Palmeiras e do Al Hilal , mas também atuou fortemente para sua equipe na posse de bola.  O documento ainda diz que Thiago Silva foi o jogador que mais tempo ficou com bola em toda a competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Em grande parte devido à forma como o Palmeiras se ajustou em um bloco baixo na final e permitiu que ele [Thiago Silva] ficasse com a bola. Em seus dois jogos disputados, ele manteve a bola 93% das vezes após recebê-la e teve uma taxa de sucesso de 96% na distribuição”, diz o relatório.

Também de acordo com o relatório, Thiago Silva foi o segundo jogador em efetividade defensiva, com dez jogadas bloqueadas e dez bolas limpas recuperadas.

“Ele jogou muito bem na semifinal contra o Al Hilal. Teve que defender nesta partida, e fez bem. Na final foi diferente. Na posse de bola, ele fez sua parte porque o Palmeiras permitiu-lhe ter a bola e ele fez um excelente trabalho”, disse no relatório Alberto Zaccheroni, ex-técnico italiano que fez parte do grupo técnico da Fifa durante o Mundial.

PUBLICIDADE

Além dele, outros nomes que fizeram essa análise para definir o melhor do Mundial foram Pascal Zuberbühler, ex-goleiro suíço que é o especialista da posição no grupo, o ex-jogador e ex-técnico da seleção inglesa Steve McClaren e o ex-jogador escocês Roy Aitken.

PUBLICIDADE
Better Collective