O Mundial de Clubes vencido pelo Chelsea no último dia 12, gerou polêmicas, como a escolha de Thiago Silva como o melhor jogador da competição. Não que o zagueiro brasileiro tenha feito um campeonato ruim, mas tiveram outros destaques que poderiam ter levado. O que pesa contra o brasileiro, foi o pênalti que ele cometeu na final, contra o Palmeiras.
As escolhas de melhores jogadores em eleições da FIFA são constantemente questionadas, mas dessa vez, a FIFA justificou essa escolha de acordo com o relatório de uma ferramenta que analisa em tempo real até 15 mil dados por partida. O pênalti é ignorado nessa análise que é feita em cima de números.
No relatório, os especialistas dizem que Thiago Silva tanto na semifinal, quanto na final, compôs forte na defesa, principalmente contra os atacantes velozes e técnicos do Palmeiras e do Al Hilal , mas também atuou fortemente para sua equipe na posse de bola. O documento ainda diz que Thiago Silva foi o jogador que mais tempo ficou com bola em toda a competição.
“Em grande parte devido à forma como o Palmeiras se ajustou em um bloco baixo na final e permitiu que ele [Thiago Silva] ficasse com a bola. Em seus dois jogos disputados, ele manteve a bola 93% das vezes após recebê-la e teve uma taxa de sucesso de 96% na distribuição”, diz o relatório.
Também de acordo com o relatório, Thiago Silva foi o segundo jogador em efetividade defensiva, com dez jogadas bloqueadas e dez bolas limpas recuperadas.
“Ele jogou muito bem na semifinal contra o Al Hilal. Teve que defender nesta partida, e fez bem. Na final foi diferente. Na posse de bola, ele fez sua parte porque o Palmeiras permitiu-lhe ter a bola e ele fez um excelente trabalho”, disse no relatório Alberto Zaccheroni, ex-técnico italiano que fez parte do grupo técnico da Fifa durante o Mundial.
Além dele, outros nomes que fizeram essa análise para definir o melhor do Mundial foram Pascal Zuberbühler, ex-goleiro suíço que é o especialista da posição no grupo, o ex-jogador e ex-técnico da seleção inglesa Steve McClaren e o ex-jogador escocês Roy Aitken.

