Considerado um dos mais promissores jogadores surgidos na base do Flamengo, o goleiro João Fernando tem futuro incerto no clube após a chegada do técnico Paulo Sousa.
Segundo o “Goal”, o treinador português e sua comissão técnica definiram que apenas três goleiros trabalharão no elenco profissional nesta temporada e, portanto, o jovem atleta que vai fazer 21 anos no dia 1º de março está fora dos planos.
Os escolhidos foram Diego Alves, Hugo Souza e Matheus Cunha. Este último chegou ao Rubro-Negro em 2020, após passagem pelo São Paulo, e foi bem nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara deste ano, quando a molecada da base foi utilizada e o elenco profissional ainda estava em férias.
Cunha aproveitou que João Fernando sofreu uma lesão no tornozelo no fim da temporada 2021 e foi titular nos dois primeiros jogos, contra Portuguesa-RJ (vitória por 2 a 1) e Volta Redonda (empate por 0 a 0).
Assim, João Fernando foi afastado dos treinos com o restante do elenco profissional e passou a completar as atividades do time sub-20, em horários opostos aos do time de cima.
É bom lembrar que no início desta temporada, João Fernando recebeu uma proposta de empréstimo para defender o Operário-PR no Campeonato Paranaense e na Série B deste ano, mas o Flamengo recusou.
Com convocações para seleções de base no currículo, o jovem goleiro também já foi chamado pelo técnico Tite para participar de treinamentos com a seleção principal e acabou elogiado pelo preparador de goleiros Taffarel.
O atleta tem contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2023.

