Home Basquete Flamengo supera espanhóis e conquista bi mundial

Flamengo supera espanhóis e conquista bi mundial

No Egito, Flamengo vence San Pablo Burgos e fatura o seu bicampeonato mundial de basquete

Marcos Cruz
Estudante de Jornalismo, criador do blog 'De Fora da Linha' e colaborador do Torcedores na editoria de Esportes Americanos.

Na tarde deste domingo (13), o Clube de Regatas Flamengo fez história no basquete. Em partida contra o atual bicampeão europeu, San Pablo Burgos, a equipe brasileira conquistou o seu segundo título mundial FIBA. Atuando em Cairo, no Egito, o clube carioca fez grande exibição e venceu a partida por 75 a 62.

PUBLICIDADE

Após um primeiro tempo dominado pelos brasileiros (45 a 29), os espanhóis tentaram esboçar uma reação, porém, foram contidos pelas bolas de três rubro-negras. No último quarto da disputa, os comandados de Gustavo de Conti tiveram dificuldades com os rebotes defensivos. No entanto, o Flamengo soube administrar a partida nos momentos finais.

Luke Martinez (15 pontos e MVP), Olivinha (17) e Brandon Robinson (13) foram os grandes destaques. Além disso, o armador Yago (5 assistências) e Rafa Mineiro foram peças fundamentais.

PUBLICIDADE

Anteriormente na competição, o Flamengo já havia o Lakeland Magic, filial do Orlando Magic da NBA. Ao contrário da final, a disputa contra os campeões da G-League foi mais tranquila, com uma vitória por 94 a 71.

Este é o terceiro título mundial de uma equipe brasileira, e o segundo do Flamengo. A primeira conquista do clube carioca foi em 2014, jogando em solo brasileiro. Com a Arena da Barra lotada, o Maccabi Tel Aviv sucumbiu e viu Nicolas Laprovittola, Marcelinho Machado, Marquinhos e companhia levantarem o troféu.

Por outro lado, o extinto Sírio Basquete foi o primeiro campeão mundial do país, em 1979. Liderados por lendas como Oscar Schmidt, Marcel de Souza, Marquinhos Abdalla e pelo técnico Cláudio Mortari, o time paulista arrepiou o Ginásio do Ibirapuera na emocionante vitória contra o Bosna Sarajevo, por 100 a 98.