A semana tem sido especial para Gabigol no Flamengo. Primeiro, por completar, na última quinta-feira (24), três anos do primeiro gol do atacante com o “manto”, como ele gosta de chamar o uniforme rubro-negro. Ele pode comemorar, aliás, com um gol um dia antes, mas sobre o mesmo adversário, o Botafogo.
Neste mesmo jogo, o camisa nove do Fla alcançou uma marca importantíssima na carreira, ao anota seu 200º gol. O número por si só já é bastante representativo, mas um complemento deixa tudo ainda mais significativo para o jogador.
Com 25 anos e 5 meses, Gabigol chegou ao seu gol 200 antes de ninguém menos que Cristiano Ronaldo. O craque português, hoje no Manchester United, alcançou a marca quando atuava pelo Real Madrid, aos 25 anos e nove meses. Hoje, são mais de 800 gols feitos pelo “Robozão”.
A estatística chama atenção pelo tamanho do desempenho do atacante pelo Flamengo. Ele, afinal, “perdeu” um par de anos da carreira durante sua passagem na Europa, onde marcou apenas dois gols. Pelo Rubro-negro, já são 109 — os 200 se completam com 89 gols pelo Santos e outros 5 pela seleção brasileira.
A nova fase de Gabigol pelo Flamengo
O gol 200 vem um momento importante de Gabigol no Flamengo. Em seu terceiro ano no clube, o atacante conquistou praticamente tudo e chegou perto de ser negociado novamente para o futebol europeu — mais especificamente, o inglês — e ainda tem passado por uma reposicionamento dentro de campo.
Com o esquema implantado pelo novo técnico Paulo Sousa, Gabi tem atuado ligeiramente mais recuado no Fla, como uma espécie de segundo atacante que cai mais pela direita, mas quase fazendo uma “linha” com Giorgian de Arrascaeta, que cai mais pela esquerda.
Já entendendo melhor o posicionamento, o atacante balançou as redes cinco vezes em 2022, além de dar uma assistência, mantendo sua absurda média de uma participação direta em gol por jogo — ele entrou em campo seis vezes na temporada (em 2021, foram 44 participações em 45 jogos; no total, 144 participações em 153 jogos).

