Home Automobilismo F1 mantém corridas classificatórias para 2022, mas com algumas mudanças

F1 mantém corridas classificatórias para 2022, mas com algumas mudanças

Novo formato fez sucesso na categoria em 2021, mas Fórmula 1 muda locais e sistema de pontuação 

Por Gabriel Rezende em 14/02/2022 16:26 - Atualizado há 4 anos

Crédito: Divulgação - @redbullracing

A Fórmula 1 anunciou a continuação da Sprint Race, a corrida classificatória. No entanto, a categoria fez algumas mudanças em relação a 2021. Em 2022, o formato vai acontecer nos GPs da Emilia-Romagna, em Imola, Áustria e no Brasil. Assim, Interlagos foi a única mantida para a nova temporada, ano passado, além de São Paulo, a corrida de sábado foi em Silverstone, na Inglaterra, e em Monza, na Itália.

Apesar de manter a corrida classificatória, a Fórmula 1 anunciou algumas mudanças no formato. Assim, diferente de 2021, quando apenas os três primeiros levavam pontos, em 2022, os oito primeiros serão beneficiados. Dessa forma, o primeiro colocado na prova de sábado, fica com oito pontos, e vai diminuindo até o oitavo, que leva um ponto.

Além disso, outra mudança é na definição do pole position. Para este ano, o pole vai ser definido na sexta-feira, com o piloto mais rápido dos treinos, e não o vencedor da corrida classificatória.

A Sprint Race substitui o modo de classificação original da F1. Assim, a corrida de sábado é de apenas 100km, que dá cerca de 18 voltas. Com isso, o resultado dessa prova, define o grid de largada para o GP de domingo.

“Após uma revisão das três corridas classificatórias de 2021, e assim, reconhecendo todos os benefícios que o formato criou para o esporte, três etapas da Sprint foram propostas para 2022. Dessa forma, com sensibilidade as pressões das equipes, reconhecemos três como um número justo, mas com algumas mudanças no regulamento”. Afirmou a FIA.

Nas provas de 2021, Verstappen venceu a corrida classificatória em Silverstone. Enquanto isso, Bottas venceu as duas outras provas, em Monza e em interlagos.

Sair da versão mobile