Principal campeonato de automobilismo do mundo, a Fórmula 1 pode ser disputada por onze equipes a partir de 2024.
Nesta sexta-feira (24), a marca Andretti anunciou que formalizou o pedido de inscrição junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para entrar na competição.
Com isso, o torneio de automobilismo seria disputado por 22 pilotos. Atualmente, a Fórmula 1 é composta por dez escuderias e 20 pilotos.
A informação foi publicada por Mário Andretti, pai de Michael Andretti que é quem gerencia os negócios da empresa. Poucos minutos depois, o pedido de inscrição foi confirmado pela própria marca automotiva.
As sondagens de Michael com a Fórmula 1 não são novidade. O americano ficou próximo de adquirir a Sauber, no fim de 2021.
Isso faria a escuderia Alfa Romeo se transformar em Andretti. As negociações, entretanto, não finalizaram. Michael Andretti também negociou com as escuderias Haas e Williams.
Em novembro do ano passado, ele explicou que a falta de dinheiro não foi o que determinou o fracasso nas negociações, mas sim o fato de não poder controlar a equipe.
Nas palavras de Andretti, o impasse “matou o negócio” durante o processo de compra. A empresa já marca presença em outros torneios de automobilismo.
A Andretti participa da Fórmula Indy, Road to Indy, Fórmula E, Extreme E e V8 Supercars.
Mário Andretti oficializa pedido de participação na Fórmula 1 junto à FIA:
Michael has applied to the FIA to field a new F1 team starting in 2024. His entry, Andretti Global, has the resources and checks every box. He is awaiting the FIA’s determination.
— Mario Andretti (@MarioAndretti) February 18, 2022

