Home Esportes Olímpicos Goalball: Brasil vence no masculino e feminino na primeira rodada da Copa das Américas

Goalball: Brasil vence no masculino e feminino na primeira rodada da Copa das Américas

Goalball do Brasil estreia bem na Copa das Américas da modalidade

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

As Seleções Brasileiras masculina e feminina de goalball venceram as quatro partidas que disputaram nesta sexta-feira, 18, durante o primeiro dia do Campeonato das Américas da modalidade. O torneio começou hoje e será realizado até terça-feira, 22, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Pela manhã, a equipe masculina superou a Colômbia por 10 a 0, mesmo resultado pelo qual o time feminino derrotou a Venezuela. Já à tarde, as mulheres brasileiras venceram as colombianas por 11 a 1, enquanto os homens golearam os chilenos por 10  a 0.

Na partida Brasil x Venezuela, Kátia foi a artilheira com sete gols. Moniza (2), Jéssica (1) e Danielle Longuini (1) completaram o marcador para as brasileiras. No jogo Brasil x Chile, a Seleção masculina fez 10 a 0 ainda no primeiro tempo: Leomon (7), Parazinho (2) e Emerson. Pela regra do goalball, a equipe que alcançar dez gols de diferença, vence o duelo, independentemente do tempo restante para acabar o confronto.

PUBLICIDADE

A competição continua neste sábado, 19, com três jogos da Seleção masculina: Argentina (9h30), Nicarágua (13h30) e Venezuela (17h30), e dois da feminina: Guatemala (8h30) e Peru (14h30).

Competição

Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico e Venezuela são as 13 equipes masculinas da competição. Dessas seleções, apenas Porto Rico não está representado entre as mulheres.

Os jogos têm sido disputados em dois espaços do CT Paralímpico: arena multiuso e a própria quadra da modalidade.

Os times jogam entre si dentro dos grupos, tanto no masculino quanto no feminino. As quatro melhores equipes de cada chave avançarão às quartas de final.

PUBLICIDADE

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, está na sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.

A competição vale vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à final do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. No entanto, caso os EUA sejam um dos times finalistas, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.

Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira: 

Goalball Masculino

Brasil 10 x 0  Colômbia
EUA 12 x 2 Porto Rico
Canadá 10 x 0 Costa Rica
Nicarágua 8 x 9 Venezuela
Argentina 14 x 4 Chile
México 10 x 0 Guatemala
Peru 2 x 7 Venezuela
Costa Rica 0 x 10 EUA
Porto Rico 7 x 6 Guatemala
Colômbia 3 x 13 Argentina
Chile 0 x 10 Brasil
Canadá 9 x 14 México

PUBLICIDADE

Goalball Feminino

Brasil 10 x 0 Venezuela
EUA 11  x 1 Argentina
México 7 x 4  Colômbia
Canadá 11 x 1 Chile
Guatemala 2 x 7 Peru
Costa Rica 1 x 11 Nicarágua
Colômbia 1 x 11 Brasil
Chile 0 x 10 EUA
Argentina 6 x 2 Nicarágua
Guatemala 5 x 4 Chile
Colômbia 10 x 2 Nicarágua
México 4 x 3 Peru