Internacional questiona Federação Gaúcha por remarcação do Gre-Nal
Através de nota oficial, Internacional pontua problemas relacionados a nova data do Gre-Nal, como presença da torcida e condicionamento físico dos jogadores
Reprodução / YouTube
No último sábado (26), o Gre-Nal válido pelo Campeonato Gaúcho acabou não acontecendo. O motivo foi o episódio lamentável envolvendo torcedores do Internacional contra jogadores do Grêmio, que terminou com Villasanti sendo hospitalizado.
O Imortal se recusou a jogar e a Federação Gaúcha se posicionou, suspendendo a partida. Em seguida, o clássico foi remarcado para o dia 9 de março, às 19h. Esse fato gerou descontentamento dos dirigentes do Colorado. Tanto que o clube emitiu uma nota oficial nesta segunda-feira (28), questionando a decisão da entidade.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJMc1lsaWI4SiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Um dos pontos citados foi em relação a condição física. O Internacional alega que o Grêmio terá um dia a mais de descanso. Outro item diz respeito ao dia e horário atrapalharem a presença da torcida. Isso porque o clássico foi remarcado para uma quarta-feira, em horário em que muitos torcedores estão saindo dos seus empregos ou voltando para casa.
Confira a nota do Internacional na íntegra
“O Sport Club Internacional, à luz da decisão da Federação Gaúcha de Futebol, que remarcou o clássico Gre-Nal para as 19h do próximo dia 09 de março, tem a dizer o que segue:
Preliminarmente, recebe com alegria a pronta recuperação do atleta Villasanti e informa que segue colaborando com as autoridades para a rápida identificação dos responsáveis pelo ataque ocorrido no último sábado. Tão logo haja a identificação positiva pelas forças de segurança, o Clube atuará juridicamente para banir para sempre os responsáveis do Beira-Rio.
Quanto à remarcação, o Internacional registra sua inconformidade perante à Federação Gaúcha, sua torcida e comunidade esportiva em geral. Primeiramente, a nova data quebra a isonomia quanto ao período de descanso das equipes, uma vez que o adversário terá um dia adicional de descanso em relação ao Inter.
Adicionalmente, a inversão de rodadas causa alteração na ordem de cumprimento de eventuais suspensões, fruto de cartões. Por fim, o dia e horário da partida remarcada desconsidera a principal razão de ser do futebol: a torcida. Da forma posta, diversos serão os colorados e torcedores visitantes que não poderão comparecer ao estádio por dificuldades diversas, sendo o deslocamento o principal.
Finalizando, o Sport Club internacional seguirá na defesa dos interesses da instituição, da justiça e do equilíbrio dentro das quatro linhas e reitera sua luta intransigente contra toda e qualquer violência no futebol.”
Até o momento da publicação da matéria, nem Grêmio e nem a Federação Gaúcha de Futebol se pronunciaram sobre a nota do Internacional. Mas a tendência é que o Gre-Nal seja mantido para o dia 9 de março.
Desdobramentos do caso
Nenhum dos responsáveis pelo ataque a federação gremista foi identificado. Conforme citado na nota, o Internacional aguarda a apuração para tomar atitudes contra os torcedores. Já o meia Villasanti, que sofreu traumatismo craniano recebeu alta no último domingo (27).
Inclusive é esperado que ele se reapresente ao clube nesta segunda-feira (28). Mas o atleta passará por uma nova avaliação médica. Dessa forma, será possível determinar se ele deverá seguir em repouso ou se poderá ser reintegrado ao elenco profissional.

