Home Esportes Radicais Kelly Slater vence oitavo título do Billabong Pro Pipeline

Kelly Slater vence oitavo título do Billabong Pro Pipeline

11 vezes campeão do mundo se emocionou ao vencer o havaiano Seth Moniz na final da primeira etapa do circuito da WSL

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Neste sábado (05) aconteceu a final masculina do Billabong Pro Pipeline e Kelly Slater, prestes a completar 50 anos de idade, conquistou seu oitavo título nas ondas do North Shore havaiano.

PUBLICIDADE

A final foi contra o local Seth Moniz, e Slater dominou a bateria inteira, conquistando uma nota 9,00 e um 9,77, ambas para backdoor. Com seis ondas surfadas, o americano ainda descartou um 8,17 e um 7,17. Enquanto isso, Moniz conseguiu completar apenas uma das sete ondas que pegou, mas isso só foi acontecer com dois minutos faltando para terminar a bateria. Com isso, o havaiano somou um 9,43 e um 3,10.

Slater pegou algumas das melhores ondas do campeonato, como as duas notas 9 da final e o 9,23 que conseguiu com três segundos faltando para o fim das oitavas.

O oitavo título de Slater, que foi carregado ao pódio por Moniz, vem 30 anos após a primeira conquista em Pipeline. Esse também é seu primeiro título desde 2016, quando venceu a etapa do Tahiti. Com isso, Kelly Slater conseguiu ser campeão em quatro décadas distintas.

Emocionado após a conquista, Slater falou sobre a dificuldade de conquistar a etapa depois de anos de dedicação e frustrações e lembrou da primeira onda surfada em Pipe, quando tinha 12 anos. Kelly também deixou o futuro em aberto depois do que chamou de maior vitória de sua carreira: “Eu não sei quantos desses ainda vão acontecer. Esse [evento] pode ter sido meu último, não sei se vou para Sunset. Ainda não tenho certeza, preciso conversar comigo mesmo. Eu faço 50 anos em seis dias, eu dediquei minha vida inteira ao que faço, eu amo [isso] mais do que tudo no mundo, as vezes eu odeio mais do que tudo no mundo, [mas] é tudo para mim”.

Caminho até a final

Round 1: Kelly Slater 16,57 x Jack Robinson 18,67 x Lucca Mesinas 12,13

PUBLICIDADE

Round dos 32: Kelly Slater 11,70 x Jake Marshall 1,50

Oitavas de final: Kelly Slater 17, 23 x Barron Mamiya 15,17

Quartas de final: Kelly Slater 14,17 x Kanoa Igarashi 7,50

Semifinal: Kelly Slater 9,76 x Miguel Pupo 8,58

PUBLICIDADE

Final: Kelly Slater 18,77 x Seth Moniz 12,53

Com a vitória na primeira etapa do ano, Slater assumirá a ponta do ranking mundial, enquanto Moniz ficará em segundo. Os brasileiros Miguel Pupo e Caio Ibelli, que foram eliminados nas semifinais, e Samuel Pupo, que caiu nas quartas, também estarão na parte de cima da tabela.

A próxima etapa do campeonato mundial vai acontecer também no Havaí, nas ondas de Sunset Beach. A janela abre em 11 de fevereiro e vai até o dia 23.