Home Tênis “King Richard: Criando Campeãs”, filme sobre as tenistas Vênus e Serena Williams, concorre a seis prêmios no Oscar

“King Richard: Criando Campeãs”, filme sobre as tenistas Vênus e Serena Williams, concorre a seis prêmios no Oscar

Filme já havia sido destaque em outras premiações e tem chance de levar ao menos uma estatueta

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Filme “King Richard: Criando Campeãs”, que tem como personagens as tenistas Venus e Serena Williams, está concorrendo a seis prêmios no Oscar de 2022. O longa conta, a partir da visão de Richard Williams (Will Smith), como as irmãs foram treinadas pelo pai na infância para chegarem ao topo do mundo do tênis feminino.

PUBLICIDADE

Desde sua estreia, em novembro do ano passado, existiam rumores de que o filme concorreria a diversos prêmios. Até o momento, já foram 136 indicações e 29 vitórias em várias premiações diferentes.

O filme foi sucesso entre o público, arrecadando mais de 32 milhões de dólares nas bilheterias, mesmo tendo estreado em plataformas de streaming ao mesmo tempo (o que gerou mais 2 milhões de visualizações em 30 dias). No site Rotten Tomatoes, a audiência deu uma nota média de 4,4 de 5 pontos possíveis, enquanto no IMDB a nota foi de 7,6 pontos.

PUBLICIDADE

Os críticos também gostaram de “King Richard”. No Rotten Tomatoes, 90% das 259 críticas foram positivas, agregando uma nota 7,6 em uma escala de 10 pontos. Essa foi a mesma pontuação registrada pelo site Metacritic.

Além de ser um dos dez candidatos ao prêmio de melhor filme do ano,“King Richard: Criando Campeãs” também está concorrendo a estatuetas nas categorias de melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor edição e melhor música original.

PUBLICIDADE

“Acordei com isso. Nosso filme foi realmente indicado ao Oscar!!!!!! Isso é loucura!!!!!!! De Compton a Wimbledon a prêmios da Academia. Todos podem sonhar. E seu sonho pode se tornar realidade. Ok, eu definitivamente estou chorando esta manhã. Parabéns ao filme e à equipe.”

Essa é a terceira indicação de Will Smith a um Oscar de melhor ator, mas a primeira em 15 anos. Em 2002 e 2007 ele concorreu ao prêmio com os filmes “Ali” e “Em Busca da Felicidade”, mas não levou a estatueta dourada para casa. Com “King Richard”, Smith já venceu um Globo de Ouro e outros cinco prêmios até o momento.

PUBLICIDADE

“UAU!! 6 indicações ao Oscar para #kingrichard… isso é LOUCO. Honrado em ver essa demonstração de amor pelo nosso filme :-) Orgulhoso de vocês Aunjanue, Zach, Pamela, Dixson, Beyoncé e nosso fantástico elenco e equipe. Ótimo trabalho!”

Um dos destaques de “King Richard: Criando Campeãs” foi Aunjanue Ellis, que interpretou Oracene “Brandy” Price, a mãe das tenistas. Ela concorre pela primeira vez a um Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante.

Beyoncé também fará sua estreia na premiação. Depois de ver uma uma sessão exclusiva e se sentir inspirada pela jornada de Venus e Serena Williams, ela compôs a música “Be Alive”, que toca nos créditos do filme.