Home Futebol Maioria dos jogadores contraria Fifa e quer manter Copa do Mundo a cada quatro anos

Maioria dos jogadores contraria Fifa e quer manter Copa do Mundo a cada quatro anos

Estudo foi feito pela FIFPRO (Associação Internacional de Jogadores Profissionais) e mostrou que grande parte dos atletas não quer mudança na periodicidade

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.
PUBLICIDADE

Um estudo divulgado pela FIFPRO (Associação Internacional de Jogadores Profissionais) deu um banho de água fria nas pretensões da Fifa com a Copa do Mundo. Enquanto a entidade quer diminuir o intervalo entre as disputas e passar a realizar o evento a cada dois anos, os atletas são majoritariamente contra a medida.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwSERCaE82RiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A pesquisa reuniu as opiniões de mais de mil jogadores que atuam no futebol profissional no mundo todo. Ao todo, 75% deles se posicionaram a favor da manutenção do calendário como está e a permanência da Copa do Mundo a cada quatro anos.

PUBLICIDADE

Mesmo com a maioria sendo contra a mudança, o estudo revelou uma diferença significante dos números quando analisados continente a continente. Na Europa e na Ásia, 77% dos perguntados são a favor do quadriênio, enquanto que na América e na África, esses números caem bastante — 63% e 49%, respectivamente.

PUBLICIDADE

O argumento da Fifa para defender a mudança do calendário seria mais interessante para o torcedor e daria espaço para mais sedes. Indo até mesmo de acordo com o número publicado hoje, a entidade argumentou que essa seria uma oportunidade para que um país do continente africano voltasse a receber uma edição.

A Conmebol e a Uefa já se posicionaram contra esta questão, e seleções da Europa, como Dinamarca e Suécia, confirmaram um boicote caso a mudança seja implementada. No Brasil, essa ideia foi aprovada por Ronaldo e pode ser espalhada por Cafu, que é o embaixador da Copa do Catar.