Home Futebol Mundial de Clubes: 7 jogadores brasileiros que já brilharam na final e talvez você não lembre

Mundial de Clubes: 7 jogadores brasileiros que já brilharam na final e talvez você não lembre

Relembre sete atuações individuais de destaque na grande decisão do Mundial

nicholasorb
Comunicação Social - Jornalismo

Em ritmo de Chelsea x Palmeiras, que disputam a grande decisão do Mundial de Clubes da FIFA de 2021, o Torcedores.com traz sete jogadores brasileiros que já brilharam na final e talvez você não lembre.

PUBLICIDADE

Desde o atual formato, iniciado em 2000, os brasileiros possuem 50% de aproveitamento em finais. De oito clubes classificados, foram quatro campeões (Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006) e quatro vices (Vasco da Gama em 2000, Santos em 2011, Grêmio em 2017 e Flamengo em 2019).

Porém, se engana quem pensa que os brazucas se destacam somente em solo nacional. Vários atletas tiveram grande importância pelos europeus que levantaram a taça do Mundial, como Milan e Bayern de Munique.

PUBLICIDADE

7 brasileiros que brilharam na final do Mundial:

São Paulo 1 x 0 Liverpool – 2005

O primeiro brasileiro a se destacar no torneio da FIFA se chama ROGÉRIO CENI. Com uma atuação impecável na vitória do São Paulo sobre o Liverpool, incluindo uma defesa lendária em cobrança de falta de Steven Gerrard, o arqueiro e ídolo tricolor recebeu o prêmio de melhor jogador da competição e, consequentemente, da final.

 

Internacional 1 x 0 Barcelona – 2006

Apesar de Adriano Gabiru ser lembrado até hoje pelo gol contra o super Barcelona de Ronaldinho, Deco e Eto’o, IARLEY foi o cara do Internacional naquela decisão. Com boas tomadas de decisão, experiência e condução do time, o atacante foi quem deu o passe para Gabiru se consagrar. Junto de Fernandão, foi a referência técnica dos Colorados na conquista do Mundial, e ficou com a Bola de Prata do torneio.

 

PUBLICIDADE

Milan 4 x 2 Boca Juniors – 2007

KAKÁ era o principal jogador do Milan no ano de 2007, e fez valer sua capacidade técnica na final contra o Boca Juniors, gigante da Argentina. Com um gol e duas assistências, o meia brasileiro não só conquistou a Bola de Ouro daquele Mundial, como também foi o melhor jogador do mundo naquele ano.

 

Corinthians 1 x 0 Chelsea – 2012

De paulista para paulista, de goleiro para goleiro. Desta vez, o ‘gigante’ CÁSSIO foi o destaque do Corinthians na final do torneio. Com defesas épicas e uma enorme segurança debaixo das traves, Cássio garantiu a vitória do Timão sobre os Blues, e também recebeu o prêmio de melhor jogador daquele Mundial. Vale menção honrosa a David Luiz, que fez uma partida sólida, mas não pôde evitar a vitória adversária.

 

PUBLICIDADE

Bayern de Munique 2 x 0 Raja Casablanca – 2013

O azarão Raja Casablanca passou pelo Atlético-MG na semifinal e teria a difícil missão de parar o Bayern de Robben e Ribery, mas quem se sobressaiu neste jogo foi um brasileiro: o zagueiro DANTE. Além de marcar um gol, fez uma partida brilhante, sendo soberano em todas as disputas defensivas.

 

Liverpool 1 x 0 Flamengo – 2019

Desta vez, o melhor jogador brasileiro da final foi do clube europeu ante o clube daqui. Em jogo decidido somente na prorrogação, ROBERTO FIRMINO foi o algoz do Flamengo com o tento decisivo. Apesar da derrota, BRUNO HENRIQUE, do Mengão, infernizou a defesa do Liverpool e levou o prêmio de segundo melhor jogador do torneio para casa.