Home Mercado da Bola 7 nomes que poderiam substituir Tite na seleção brasileira após a Copa no Catar

7 nomes que poderiam substituir Tite na seleção brasileira após a Copa no Catar

Treinador deixará o cargo após seis anos no comando da seleção brasileira

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Nesta sexta-feira (25), em entrevista ao programa Redação SporTV, o treinador da seleção brasileira, Tite, afirmou que deixará o cargo logo após o fim da Copa do Mundo 2022, realizada no Catar. O comandante ainda deixou claro o seu desejo de conquistar o torneio mundial.

PUBLICIDADE

Portanto, já pensando no futuro, o Torcedores.com montou uma lista de treinadores que poderiam substituir o comandante. Observa-se, que com a tendência cada vez maior de treinadores estrangeiros no país, a lista acabou sendo montada a partir desse critério.

Abel Ferreira – Palmeiras

Único da lista que trabalha no Brasil, apesar disso, o treinador registra diversos recordes. Em apenas um ano conquistou duas vezes a Libertadores. Além disso, teria a vantagem de conhecer o país e falar a língua portuguesa.

PUBLICIDADE

Estrategista, se engana quem acha que o treinador é apenas um forte adepto do sistema defensivo. Na sua primeira conquista da Copa Libertadores, terminou a participação como o melhor ataque da competição. Abel já provou que contra equipes inferiores tecnicamente pode jogar no campo adversário.

Christhope Galtier – Nice

Sem dúvidas o melhor treinador francês na atualidade. Atualmente campeão francês com o Lille, o comandante deixou a equipe nesta temporada e rumou ao Nice, mesmo sem muito investimento colocou o clube na segunda colocação. Da lista é o treinador com mais padrão europeu e chegaria para mudar o rumo do futebol brasileiro no aspecto tático.

Além disso, considerando que a maioria dos convocados atuam na Europa, já não seria um problema para o francês. Galtier recentemente venceu o poderoso PSG e ainda tem um vice-campeonato da Ligue 1 no currículo.

Erik ten Hag – Ajax

Da lista, talvez, um dos que mais se aproxima do estilo brasileiro. Erik ten Hag, vem encantando o futebol mundial pela forma que seu clube joga. Independente do adversário, o Ajax é um time que não abdica de atacar, jogando sempre com dobras entre laterais e pontas, sabe utilizar muito bem as jogadas verticais.

PUBLICIDADE

Além de ser uma equipe de extrema velocidade e habilidade, ponto esse que se assemelha com o Brasil, o Ajax consegue ser um time que marca muitos gols e sofre pouquíssimos. Na Eredivisie, são 70 tentos e apenas 5 sofridos em 23 jogos.

Gian Piero Gasperini – Atalanta

Assim como ten Hag, o treinador também tem um jogo de ataque. São seis anos na Atalanta, sendo o melhor ataque do campeonato italiano em três. No último ano, o clube ostentou a marca de melhor ataque do futebol europeu, foram incríveis 90 gols no Calcio. Após Gasperini, o clube do Bergamo, disputa de igual pra igual com as maiores potências da Itália, muitas vezes vencendo.

Na temporada 19/20, chegou a uma quarta de final da Champions League, sofrendo uma virada histórica nos últimos minutos. Resta agora para o treinador ultra ofensivo um salto na carreira, sendo a seleção brasileira, a melhor oportunidade.

Rúben Amorim – Sporting

Se o futebol brasileiro virou uma segunda casa para os portugueses, por que não buscar os melhores? O atual campeão de Portugal, Rúben Amorim, ganhou as manchetes por tirar o Sporting de uma fila que já durava 19 anos, batendo os dois gigantes do país. Mesmo com algumas saídas importantes, nesta temporada o clube ainda continua na disputa pelo título.

PUBLICIDADE

Rúben ainda levou sua equipe para as oitavas de final em um dos grupos mais difíceis da Champions League. No entanto, deu o “azar” de enfrentar o poderoso Manchester City logo de cara. Assim como Gasperini, o jovem comandante poderia dar um salto na carreira.

Sérgio Conceição – Porto

Mesmo com o vice-campeonato na última temporada, Sérgio Conceição mostrou que pode levar uma equipe ao mais alto nível competitivo. Contra o vice-campeão da Champions, Manchester City, disputou até o último instante o primeiro lugar do grupo. Em seguida, eliminou a Juventus de Cristiano Ronaldo, só parando para o campeão Chelsea, nas quartas de final. Apesar disso, foi a única equipe que venceu os blues na competição.

Na temporada vigente, seu time bateu a Lazio jogando na Itália, mostrando um vasto repertório ofensivo. Conceição ainda tem a vantagem de ter trabalhado com diversos brasileiros, sendo um treinador do 4-4-2, esquema esse que o Brasil já utilizou em várias ocasiões.

Zidane – Sem clube

Um dos maiores “carrascos” da seleção brasileira poderia se tornar solução. Tricampeão da Champions League, o treinador está sem clube desde que deixou o Real Madrid. Zidane, que conhece muito bem o que é uma Copa do Mundo, também é apreciador do futebol brasileiro. O comandante treinou nomes como Marcelo, Casemiro, Militão e Vinícius Júnior.

PUBLICIDADE

Quando dirigiu o Real Madrid foi responsável por parar o trio MSN e montar uma verdadeira dinastia na Europa, chegando a um tricampeonato europeu.