Apesar de tão jovem, Ailing Eileen Gu já uma das grandes estrelas das Olímpiadas de Inverno, em Pequim. Assim, a chinesa faturou a sua primeira medalha de ouro nos jogos, no bir air no esqui estilo-livre feminino. A jovem venceu a francesa Tess Ledeux no último salto, em uma prova emocionante. O bronze ficou com a suíça Mathilde Gremaud.
Além do ouro no big air, Ailing Gu pode levar mais duas medalhas para a China, halfpipe e no slopestyle. Assim, a jovem pode deixar Pequim sendo uma das grandes estrelas dessas Olímpiadas de Inverno.
Ailing Gu é nascida em San Francisco, nos Estados Unidos, no entanto, decidiu representar a China, que é o país-natal de sua mãe.
Na última, e emocionante bateria, Ailing Gu conseguiu acertar uma das manobras mais difíceis do big air, o double cork 1620°. Assim, o salto recebeu um 94,50 de nota, o que levou a chinesa a liderança com 188.25 de nota no total. Dessa forma, ela ficou a frente de Tess Ledeux por apenas 0.75 pontos, levando a francesa ao choro por perder o ouro.
Por fim, a chinesa não um estrela apenas no gelo. Ailing Gu é representada pela IMG, uma das maiores agências de modelos do mundo. Assim, ela já fez campanhas para marcas como Louis Vuitton, Fendi e Gucci.

