Home Futebol Palmeiras: gol histórico vira NFT de patrocinadora do Paulistão e será leiloado

Palmeiras: gol histórico vira NFT de patrocinadora do Paulistão e será leiloado

Um dos grandes momentos da história do Verdão na competição virou peça digital nas mãos de artista especializado em futebol

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O criptomercado — a área comercial de atuação envolvendo as tecnologias envolvidas com as criptomoedas — chegou com tudo no futebol. Depois da febre dos “fan tokens”, espécie de moeda virtual dos clubes, é a vez das NFTs buscarem seu espaço entre os torcedores e demais fanáticos.

PUBLICIDADE

Seguindo a tendência iniciada pelo Atlético-MG, que nos últimos meses lançou uma coleção de NFTs — arte digital “rastreável” que usa a mesma tecnologia de autenticação das criptmoedas, a blockchain — de uniformes clássicos, o Paulistão transformou sua história em arte virtua.

Para isso, a organização contou com a parceria da Binance, patrocinadora do campeonato e que atua na proveção de infraestrutura para a tecnologia do universo cripto. Os dois, ao lado do artista Pedro Nuin — o autor das artes do Galo —, lançaram uma coleção com cinco grandes momentos da competição.

PUBLICIDADE

E quem deu a saída da inovação do Paulistão foi o Palmeiras, e com uma efeméride inesquecível: uma ilustração do gol de pênalti de Evair na final da edição de 1993, em que o Verdão bateu o Corinthians e saiu de uma seca de 17 anos sem títulos.

A arte, que conta com um QR Code que leva à uma crônica e uma ficha técnica da partida, foi lançada no último sábado (12), e fica disponível para lances até o dia 19 de fevereiro. Dali em diante, outras NFTs entram em leilão, com os três rivais do Palmeiras — Santos, São Paulo e Corinthians — e o Red Bull Bragantino.

Palmeiras entra de vez no mercado cripto

Além de um marco para o Paulistão, o lançamento da NFT auxilia o Palmeiras em mais um passo dentro do mercado de ativos digitais. Recentemente, em dezembro, o clube entrou na onda dos “fan tokens” e lançou o VERDAO, seu criptoativo nos mesmos moldes dos lançados por Corinthians, Atlético-MG, Flamengo e São Paulo.

Diferentemente de uma moeda, o fan token é mais utilitário do que avaliado. Ele pode ser trocado por experiências, benefícios e outras vantagens exclusivas aos seus detentores, e todos voltados ao clube. As NFTs, aliás, tem incorporado esse tipo de funcionalidade, para agregar valor, é claro.

PUBLICIDADE