Home Futebol Primeiro-ministro britânico Boris Johnson pede para Rússia abrir mão de sediar final da Champions League

Primeiro-ministro britânico Boris Johnson pede para Rússia abrir mão de sediar final da Champions League

Decisão do maior campeonato de clubes do mundo está prevista para acontecer no estádio São Petersburgo, na cidade homônima. Uefa estuda o caso

Por Wemerson Ribeiro em 23/02/2022 14:03 - Atualizado há 4 anos

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, fez um apelo para a Rússia desistir de sediar a final da Champions League em meio à crise com a Ucrânia. A decisão está prevista para acontecer no final do calendário europeu de futebol e foi confirmada em São Petersburgo na casa do Zenit.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUNWJpV2IzaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O pedido do premiê faz coro à ideia divulgada pelo jornal inglês The Mirror, que noticiou sobre uma possível intenção da Uefa em realocar o jogo. Segundo ele, a ideia se torna “inconcebível” a partir do momento em que o Governo russo, liderado pelo presidente Vladimir Putin, reconheceu a independência dos polos separatistas de Donetsk e Lugansk.

Repúdio contra a Rússia

Quem também se posicionou contra a manutenção da sede em São Petersburgo foi a ministra de Esportes do Reino Unido, Nadine Dorries. Apesar do alinhamento com Boris, a política adotou um tom mais direto ao comentar sobre o assunto por meio de uma mensagem no Twitter.

“Tenho sérias preocupações sobre os eventos esportivos que venham a acontecer na Rússia, como a final da Champions League, e discutiremos o assunto com membros do governo. Não permitiremos que o presidente Putin explore esses eventos mundiais a fim de legitimar a sua invasão ilegal na Ucrânia.”

A crise envolvendo os dois países também movimenta todo o mundo do futebol e virou assunto para o ex-jogador ucraniano Shevchenko. Pela internet, ele pediu união entre os seus compatriotas e mandou um recado: “Uma nação de cidadãos sinceros, trabalhadores e amantes da liberdade! Este é o nosso bem mais importante!”.

Exit mobile version