A temporada 2021-22 da NFL está chegando ao fim com o Super Bowl LVI que acontece no próximo domingo (13), às 20h30 e o Brasil estará ligado na decisão entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams, no SoFi Stadium, que conta com poucas estrelas conhecidas pelos brasileiros. Além de Tyler Boyd, que ganhou repercussão após fala da Anitta sobre os Bengals vencerem a final da liga, poucas peças saem da “bolha” e atingem cada vez mais pessoas, como aconteceu com Tom Brady, no último Super Bowl LV.
Mas quem são os brasileiros que já estiveram na liga? Quem joga por lá e quem ainda pode entrar na NFL em breve? Confira a lista do Torcedores.com.
Brasileiros que jogam na NFL
Cairo Santos
O maior destaque do Brasil na NFL é o Kicker do Chicago Bears, Cairo Santos. Em 2014, se tornou o 1º brasileiro nascido e criado, da história, a jogar partidas oficiais por um time da NFL.
Cairo nasceu em Limeira (SP) e foi para os Estados Unidos. Jogou na Tulane University e ganhou o troféu Lou Groza de melhor Kicker do College, em 2012. Após o último ano de faculdade, foi contratado pelos Chiefs e ficou 3 anos na equipe de Kansas City, com temporadas sólidas. Em 2014, foram 25 de 30 Field Goals certos. Em 2015, 30 de 37. Em 2016, 31 de 35. Mas, mesmo assim, acabou dispensado.
Depois disso, passou por Bears, Jets, Bucs e Titans e, na última temporada, voltou para o Chicago Bears. Atualmente, Cairo tem um contrato de 3 anos e 9 milhões de dólares. Na última temporada, a melhor da carreira, foram 30 de 32 Field Goals convertidos, um percentual de 93.75% de acerto e até um tackle. Além disso, essa porcentagem bateu o recorde do Chicago Bears na temporada regular, além de 27 field goals consecutivos.
Durval Queiroz Neto
Também na NFL, Durval Queiroz Neto, o Duzão, entrou na liga pelo programa International Player Pathway (NFL Undiscovered). Ele, que começou jogando futebol americano no Brasil, foi olhado de forma diferente pelos olheiros do Miami Dolphins, que após conseguir bons números no Combine (testes específicos para os jogadores), assinou por 2 anos com a equipe da Flórida. Atualmente, está no Practice Squad da equipe.
Brasileiros (ou quase) que já jogaram na NFL
Tim Mazzetti
O Kicker que jogou nos Falcons entre 1978 e 1980, nasceu nos Estados Unidos mas viveu em São Paulo dos 2 aos 17 anos.
Breno Giacomini
Este é um “quase brasileiro”. Isso porque Giacomini é de Massachusetts, mas os pais são de Governador Valadares, Minas Gerais.
Giacomini jogou como Offensive Tackle e ganhou o Super Bowl XLVIII pelos Seahawks. Além disso, o ex-jogador fala português com fluência e, de vez em quando, vem ao Brasil visitar os familiares.
Maikon Bonani
Paulista, Bonani teve uma boa carreira de Kicker na University of South Florida e chegou a jogar a pré-temporada do Tennessee Titans, em 2013. Porém, o brasileiro foi dispensado antes da temporada regular e não conseguiu se encaixar em outra equipe.
Damian Vaughn
Vaughn é de Divinópolis e fez parte do Cincinnati Bengals de 1998 a 2000 e do Tampa Bay Buccaneers de 2001 a 2002. Porém, o brasileiro não chegou a jogar por contusões, além de ter sido transferido para o Barcelona Dragons, da extinta NFL Europa.
Leandro Veal
Demetrin Veal defendeu os Broncos na NFL. O defensive tackle nasceu no dia 11 de agosto de 1981, mas o local de nascimento é que chama atenção: segundo o site da NFL, Veal nasceu em Paramont, na Califórnia. Para o site especializado Pro-Football Reference, foi na vizinha Compton. No MMA, esporte em que se aventurou após a NFL, ele era natural do Colorado. Mas Demetrin Leandro Veal nasceu em Salvador, na Bahia.
Aos cinco anos, acabou adotado por uma família americana e nunca mais voltou ao Brasil. Sem certidão de nascimento, sem contato com ninguém por aqui, ele passou a infância sem saber que era brasileiro.
Ficou perto de jogar na NFL
Um Kicker de extrema precisão que esteve muito perto de entrar na NFL. Rafael Gaglianone teve uma carreira incrível na Universidade de Wisconsin. Acabou não chegando na NFL por lesão no joelho, mas entende muito desse universo e hoje ajuda brasileiros a chegarem em universidades americanas.
Brasileiros que podem chegar na NFL
Leandro Santos
Jogando como Defensive End no Remo Lions, Leandro Santos realizou um Combine da NFL no México e foi selecionado para o programa International Player Pathway, o NFL Undiscovered. Ele, que fará os testes como OL, tem uma excelente altura, peso e habilidades para se dar bem na liga. Pode ser o próximo brasileiro a jogar por uma franquia em temporada regular.
🚨URGENTE: Leandro Santos, OL brasileiro, está CONFIRMADO no International Player Pathway. O NFL Undiscovered, que levou Duzão para o Miami Dolphins.
Podemos ter mais BRASIL na NFL🇧🇷 pic.twitter.com/jcbsx2GNdS
— Danilo Lacalle (@danlacalle) January 11, 2022
Davi Belfort
Brasileiro e filho do lutador Vitor Belfort, Davi já recebeu propostas de mais de 10 universidades, incluindo Alabama e Texas A&M, que são as mais disputadas dos Estados Unidos. E, se entrar na NFL, pode ser o primeiro Quarterback brasileiro da liga.
Thiago Kapps e João Lima
Na universidade, dois jogadores estão muito próximos de tentar uma vaga na principal liga de futebol americano do mundo. Thiago Kapps, Kicker que atua na Divisão 1 do College Football e o carioca João Lima, também Kicker, que tem feito excelentes partidas pela Alderson Broaddus University, da Divisão 2.
Luiz Protasio
Protasio é outro atleta brasileiro que também pode pintar na NFL em breve. Kicker e Punter do Galo Futebol Americano, Luiz Protasio impressionou olheiros no Combine do Brasil, em Brasília, e estão em contato com a liga para possíveis testes nas franquias.

