Home Torcedoras Renata Silveira estreia na Globo e manda recado para meninas: ‘É possível’

Renata Silveira estreia na Globo e manda recado para meninas: ‘É possível’

Primeira mulher a narrar uma partida na Tv aberta, a jornalista leva o pioneirismo em sua história profissional

Naiara Ashaia
Jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quarta-feira, 9, 15h30. Quando o jogo entre Flamengo e Grêmio pela Supercopa Feminina 2022 iniciou, Renata Silveira se tornou a primeira mulher a comandar a transmissão de um jogo de futebol na TV aberta. 

Responsável por narrar a partida da semifinal da primeira edição da Supercopa Feminina, Renata estava acompanhada da comentarista Renata Mendonça. Além delas, o ex-jogador e comentarista Júnior completou a equipe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo no início da transmissão, Renata comentou o feito: “Pela primeira vez uma narração feminina no canal, que honra estar ao lado de vocês”. No encerramento, a jornalista voltou a destacar a importância da presença de mulheres na cobertura esportiva.

“Um recado para todas as meninas: acreditem. É possível, sim, vocês fazerem, estarem onde quiserem estar”.

Após a partida,  Renata também falou sobre este que é um “sonho que virou realidade” para ela:

PUBLICIDADE

Quem é Renata Silveira

Renata Silveira é jornalista, tem 32 anos e já é uma pioneira. Além da narração na Tv Globo, ela também foi a primeira mulher narrando jogos de Copa do Mundo e de futebol no SporTV, no Premiere e em partidas da Seleção Brasileira masculina.

PUBLICIDADE

Em 2014, quando ainda fazia pós-graduação em jornalismo esportivo, resolveu participar do projeto Garota da Voz, na Rádio Globo. Apesar de entrar na competição de maneira despretensiosa, Renata foi a vencedora. Com isso, pode narrar duas partidas da Copa do Mundo daquele ano: Uruguai x Costa Rica e Croácia x México.

Quatro anos depois, participou de mais um concurso. No “Narra Quem Sabe”, do Fox Sport, Renata foi uma das ganhadoras da disputa. Depois da competição, foi contratada pelo canal.

Durante os dois anos que esteve ali, participou de atrações e narrou partidas de futebol. Foi escalada para plantões de madrugada, estudou, encarou críticas e seguiu na equipe até 2020, quando foi contratada pelo Grupo Globo.

Em 2021, a narradora foi indicada ao Prêmio Notícias da Tv, na categoria de melhor narrador/narradora. Disputando com veteranos como Galvão Bueno, Everaldo Marques e Téo José, Renata foi a vencedora, por voto popular.

PUBLICIDADE
Better Collective