A Rússia está envolvida em mais um escândalo de doping, desta vez, nas Olímpiadas de Inverno. Assim, a estrela de apenas 15 anos, Kamila Valieva, teve resultado positivo no seu exame antidoping. No entanto, a Agência Antidoping da Rússia, retirou a suspensão da atleta. Dessa forma, o ITA (Agência Internacional de Testagem), junto ao COI, recorrem a decisão no CAS.
A jovem estrela da patinação testou positivo para doping em 25 de dezembro. Ela voltou a fazer o teste no último dia 08, e voltou a dar positivo no teste. A substância é o trimetazidina, medicamento usado para alguns problemas cardiovasculares. Com isso, após apelação, ela foi liberada para treinar e competir em Pequim. No entanto, se o CAS aceitar a apelação, ela pode ser impedida de competir no dia 15 e ainda perder a medalha de ouro conquistada.
As medalhas que o time russo venceu na segunda-feira, com show de Kamila Valieva, ainda não foi entregue. O cancelamento da cerimônia foi o primeiro sinal de um possível problema de doping ou alguma outra coisa.
No entanto, pelo fato da estrela da patinação ser menor de idade, o ITA afirmou que não poderia expor a atleta. Mas, devido o fato acontecer no meio das Olímpiadas, e a repercussão na imprensa, a Agência teve de tomar um posicionamento.
Por fim, o COI precisa que uma decisão seja tomada antes da próxima competição de Kamila Valieva, na próxima segunda-feira.
Além disso, os outros atletas da Rússia que ganharam alguma medalha, também esperam a decisão para saber se vão poder receber sua premiação.

