Home Futebol Santos pode virar empresa? Andres Rueda, presidente do Peixe, responde

Santos pode virar empresa? Andres Rueda, presidente do Peixe, responde

Confira o que Andres Rueda comentou sobre a possibilidade do Santos virar SAF

nicholasorb
Olá, me chamo Nicholas e sou graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Paulista. Atualmente sou redator e revisor, com mais de cinco anos de experiência na área. Trabalho principalmente no setor esportivo, mas também crio conteúdos sobre música, filmes e entretenimento em geral, dos quais também sou consumidor assíduo. Costumo acompanhar com frequência o Campeonato Brasileiro (Séries A e B), Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League, futebol europeu em geral, além de diversas modalidades esportivas como MMA - o popular UFC -, Fórmula 1, Jogos Olímpicos, Basquete, WWE, entre outros. Seja bem-vindo e espero que goste do meu conteúdo!

Com a alta movimentação de clubes brasileiros virando (ou pretendendo virar) clube-empresa, o apresentador do ‘SantosCast‘, André Vasco, perguntou ao presidente do Santos, Andres Rueda, sobre a possibilidade do Peixe virar SAF.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Andres Rueda foi mais incisivo, afirmou que o modelo SAF não o agrada e deu um panorama geral do assunto, pegando um gancho da reconstrução financeira do Santos.

Existe uma confusão, né? Sócio, empresa, S/A, limitada, SAF, eu acredito em uma empresa bem gerida, não importa se é limitada ou S/A, até porque existem empresas boas e ruins nos dois âmbitos (…) Tem outro erro, as pessoas falam ‘tem investidor no Cruzeiro, no Botafogo’, desculpa, a palavra está errada: não é investidor, é comprador. Investidor alguém entra com dinheiro e pode tirar depois com algum ganho, mas existe um risco. Comprador não, ali a decisão final é toda dele. Esse modelo de SAF, do jeito que é implantado, não me agrada“, iniciou o dirigente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois, André Vasco alertou para uma possível diminuição na corrupção, caso o presidente aderisse ao modelo clube-empresa. Nagila Luz, outra convidada do podcast, complementou o comentário botando em pauta uma mudança de estatuto.

Independente disso, a corrupção não vai mudar com SAF, são amarras, compliance, de dentro do clube. Estamos falando de capitalizar dinheiro para o clube de maneira barata (…) o clube, antes de pensar em SAF, tem que estar bem estruturado, precisa fazer a lição de casa dele, aí o sócio vê qual caminho quer fazer, se querem investidor, comprador ou continuar nesse modelo“, respondeu Rueda.

Depois, o presidente complementou com uma ideia futura de incluir o Santos na bolsa de valores: “Até pela minha educação profissional, eu gosto muito do modelo, lá na frente com o clube mais estruturado, de ter ações em bolsa. É completamente diferente, você dilui a parte de acionistas e mantém os sócios com a maioria“.

PUBLICIDADE

O ‘SantosCast’ é um podcast feito semanalmente no canal oficial do Santos, no YouTube. Andres Rueda foi o convidado da edição de número 9 do programa, transmitido ontem (7).

PUBLICIDADE
Better Collective