Home Futebol Em reunião, times estudam mudança de fórmula da Série C 2022

Em reunião, times estudam mudança de fórmula da Série C 2022

Adoção de fase de ‘pontos corridos’ vem ganhando força; equipes do Nordeste querem manter fórmula atual e só mudariam com ajuda em viagens

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Campeonato Brasileiro da Série C 2022 pode ter sua fórmula alterada. Nesta sexta-feira (4), os 20 clubes que jogarão o certame se reunirão com a CBF para decidir a tabela e como o torneio será jogado a partir desta temporada.

PUBLICIDADE

E o movimento é para que a competição adote uma nova formatação. Uma proposta de uma fase de pontos corridos, em turno único, vem ganhando força entre os clubes. Nesta, todos os times jogariam uma vez entre si e os oito melhores definiriam na fase seguinte os acessos para a Série B de 2023 e os finalistas da terceira divisão do futebol brasileiro.

São 11 times favoráveis à mudança, todos eles do estados do Sudeste e do Sul além dos times da região Norte. As equipes nordestinas hesitam no apoio a tal mudança, estas preferindo que o atual formato, que divide os times em dois grupos de dez times dispostos de forma regionalizada, seja mantido.

PUBLICIDADE

O fator elencado pelas equipes do Nordeste para não aceitar a mudança da fórmula de disputa da Série C é o financeiro. Ao GE, o presidente do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, afirmou que considera aceitar a proposta de mudança se os times tiverem uma ajuda financeira para as viagens para a disputa dos jogos e também para a manutenção das equipes.

“Não somos contrários aos pontos corridos. Mas é preciso fazer as contas, termos um aporte para bancar viagens mais longas. Uma coisa é você jogar em Natal, Campina Grande ou Salvador. Outra é você ir jogar no interior de São Paulo ou do Rio Grande do Sul. E vice-versa. Vale para os clubes de lá também. Agora, se tiver viabilidade econômica, não tem problema. A nossa posição não é técnica e sim financeira”, explicou o mandatário do Belo.

“É uma questão meramente financeira. Não dá para viajar sem uma contrapartida financeira por parte da CBF. Precisamos de patrocinadores para investir neste formato. Fizemos um levantamento e, só para a logística da própria CBF, seriam R$ 8 milhões a mais do que em 2021”, disse Cavalcanti.

Apesar dos questionamentos do lado nordestino, a tendência é de que a Série C 2022 seja disputada com nova fórmula, a primeira grande mudança na fórmula de disputa da competição desde a adoção do formato atual, em 2012. E também da mudança da segunda fase de mata-mata para quadrangulares, esta em 2020.

PUBLICIDADE