A final feminina da patinação artística individual gerou polêmica e ameaça de aposentadoria nos Jogos de Inverno Pequim 2022, hoje (17). O que seria um embate entre duas compatriotas acabou terminando com choro e questionamentos sobre a lisura do resultado.
O episódio foi protagonizado por Alexandra Trusova, suposta “vítima”, Anna Shcherbakova e Kamila Valieva, cuja mera participação é motivo de debates no mundo todo. Ambas são representantes do ROC (Comitê Olímpico Russo), que por conta dos escândalos de doping e o banimento do país das competições por quatro anos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJJNXF5cEJiWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A decisão das medalhas começou a ser disputada às 8h (Brasília) de hoje, com 25 atletas envolvidas e nenhum brasileiro ou sul-americano na briga. Cada uma teve a chance de fazer duas apresentações, sendo, nesta ordem, programa curto e programa livre. O segundo, é o que mais dá pontos e pode definir o título — como aconteceu.
Volta por cima de Trusova
No programa curto, Alexandra Trusova saiu atrás de suas concorrentes ao fazer apenas a 4º melhor pontuação. Com 74.60, ela tinha que torcer contra as rivais na segunda prova e dar um verdadeiro show para poder ficar com a medalha de ouro. E quando voltou para a pista, ela encantou a todos com uma performance que lhe rendeu o recorde olímpico: 177.13.
Ela prometeu que faria cinco saltos quádruplos e cumpriu, ficando com dois a mais que a Shcherbakova. Mas mesmo com essa recuperação histórica, o saldo com a soma dos dois programas deram o título a Anna, que marcou 255.95 contra 251.73. Enquanto assistia à divulgação das notas, Trusova foi às lágrimas e gritou com seu técnico.
Anna Shcherbakova (ROC) wins the #FigureSkating women’s #Gold medal.#Beijing2022 | #StrongerTogether pic.twitter.com/SCEZnOMrhk
— Olympics (@Olympics) February 17, 2022
Sua comoção foi perceptível a todos presentes no ginásio de provas e a televisão conseguiu captar o momento em que ela ameaçou se aposentar: “Eu odeio vocês todos! Odeio! Nunca mais quero fazer algo na patinação, nunca na minha vida!”, disse a medalhista de prata em sinal de revolta.
Assista ao vídeo:
Trusova: “I will never go on the ice again in my life! I hate this sport, I hate it! You can’t do it this way! You can’t do it this way! Everyone has a gold medal, but not me. You knew everything!” pic.twitter.com/pjZZ5wEPu3
— Asta Žukaitė (@Asta_Zukaite) February 17, 2022
O escândalo trouxe de volta o debate em torno da participação de Kamila Valieva nos Jogos de Inverno em Pequim 2022. A jovem de 15 anos perdeu o lugar no pódio para Kaori Sakamoto e virou assunto na entrevista coletiva de Trusova, ao final do evento. Visivelmente incomodada, ela foi bastante direta ao fugir do tema:
“Se você quer saber sobre a Valieva, pergunte a ela. Pela segunda vez, já disse que não vou responder sobre a Valieva.”
A equipe de Kamila argumentou à Corte Arbitral do Esporte que a substância encontrada no exame antidoping foi provocada por uma contaminação com o remédio do avô. Sua liberação para participar das provas só aconteceu na última segunda-feira (14). Ela poderia até mesmo perder a medalha quase terminasse entre as três primeiras e fosse condenada posteriormente.

