Neste domingo (06) aconteceram as finais femininas de um evento histórico em Pipeline, no Havaí. Histórico não somente pelas altas ondas que quebraram durante os dias de competição, mas também por ser a primeira vez que as mulheres tiveram um evento completo da WSL na onda mais famosa do mundo.
E a primeira vencedora na história do evento foi ninguém menos do que a wildcard Moana Jones Wong, local do North Shore. Essa é a primeira vez desde 2010 que uma convidada vence um evento da WSL. E Wong fez isso derrubando alguns dos maiores nomes do surfe feminino na atualidade, como a brasileira Tatiana Weston-Webb e as multicampeãs mundiais Tyler Wright e Carissa Moore.
Embora não tenha começado o campeonato tirando grandes notas, Moana Jones Wong foi melhorando a cada round, e até deixou Carissa Moore precisando de uma combinação no final.
A estratégia da wildcard na última bateria, assim como no resto da competição, foi pegar as maiores ondas para pipeline, mesmo não ficando tão profunda nos tubos. Isso lhe garantiu quatro notas acima dos cinco pontos, incluindo um 6.67 e um 7,67 que lhe deram a vitória. Enquanto isso, Moore procurou ondas intermediárias, mas sempre tentando ficar bem profunda. Porém, a cinco vezes campeã do mundo não conseguiu completar nenhuma de suas três ondas surfadas, somando apenas 2,00 e 1,73.
MOANA JONES É A GRANDE CAMPEÃ DO #BillabongProPipeline ?♀️?
A local havaiana foi convidada para participar do seu 1° evento do CT e acaba de deixar o seu nome marcado na história do surfe, sendo a primeira convidada a vencer um evento na famosa onda de Pipe.#WSLBrasil pic.twitter.com/EVswKELBrF
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 6, 2022
Caminho até a final
Round 1: Moana Jones Wong 7,77 x Carissa Moore 7,70 x Brisa Hennessy 6,54
Oitavas de final: Moana Jones Wong 10,77 x Tatiana Weston-Webb 9,44
Quartas de final: Moana Jones Wong 11,34 x Isabella Nichols 10,44
Semifinal: Moana Jones Wong 14,00 x Tyler Wright 9,76
Final: Moana Jones Wong 14,34 x Carissa Moore 3,73
Com a conquista, Wong assume a lycra amarela no topo do ranking, mas é preciso ver se a WSL irá convidá-la para as próximas etapas. A próxima, inclusive, acontece no próprio Havaí, em Sunset Beach. A janela para o evento abre dia 11 e vai até 23 de fevereiro.

