Home Futebol América-MG vira, vence Guaraní-PAR nos pênaltis em classificação épica na 3ª fase da Libertadores

América-MG vira, vence Guaraní-PAR nos pênaltis em classificação épica na 3ª fase da Libertadores

América-MG virou o jogo no segundo tempo e conquistou a vaga na 3ª fase da Libertadores após épica disputa de pênaltis diante do Guaraní-PAR

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Guaraní-PAR Guarani 2(4)-(5)3 América Mineiro América-MG
Conmebol  Libertadores 2022 - 2ª Fase (Volta)
AGG: 3-3

Em noite memorável no Defensores del Chaco, o América-MG virou para cima do Guaraní-PAR no tempo regulamentar com placar de 3 a 2, conquistando na disputa por pênaltis a classificação histórica para a próxima fase da Libertadores.

PUBLICIDADE

Tudo o que a equipe mineira não queria era um início ruim, com diversos erros técnicos nas trocas de passes e posicionamentos, provavelmente devido à ansiedade. O Guaraní acabou aproveitando e abriu larga vantagem.

Aos 10′, Benínez partiu com velocidade desde o meio-campo e passou por toda a defesa adversária até ser derrubado por Éder na grande área. O árbitro deu pênalti e Fernando Fernandez abriu o placar com chute firme e rasteiro.

PUBLICIDADE

Dois minutos depois, veio o segundo gol dos paraguaios. Em cobrança de escanteio pela direita, Cáceres subiu com liberdade e testou firme no ângulo, sem chance de defesa para Jailson.

Com isso, o cenário do jogo estava estabelecido: o América-MG passaria a ter domínio praticamente total da posse de bola e teria que furar o sistema defensivo adversário, numa repetição de cenário do primeiro jogo.

Porém, com a vantagem, os jogadores do Guaraní-PAR não cederam espaços no campo ofensivo e acabaram vendo o América chegar apenas aos 43′ com Patric cobrando falta direto para o gol, mas saindo à direita.

Mas no segundo tempo a situação foi diferente e a equipe brasileira voltou melhor, principalmente com mais participação do centroavante Wellington Paulista, absolutamente decisivo.

PUBLICIDADE

Depois que Matheusinho dominou e jogou fora aos 11′ uma excelente oportunidade na demora da finalização, Wellington Paulista diminuiu a desvantagem em cobrança de falta na segunda trave, chegando de carrinho após escorada de Kal.

Foram diversas as tentativas de uma nova finalização no alvo até que Wellington Paulista chegou ao segundo gol aos 29′, testando firme após grande jogada de Everaldo que foi lançado na ponta direita, dançando em cima do marcador.

A pressão ficou maior e aos 35′, Everaldo fez ótima jogada pela direita acionando Matheusinho na entrada da área com uma finalização excelente, mas a bola passou à esquerda do gol com enorme perigo.

Aos poucos, os chutes estavam ficando cada vez mais sem direção devido ao nervosismo do América-MG, mas o melhor estava guardado para o fim. Aos 47 minutos do segundo tempo, Everaldo fez mais um grande lance pela direita e cruzou rasteiro. Pedrinho chutou de primeira, Vásquez deu rebote, e o atacante acertou um chute espetacular no rebote para virar o jogo a favor do América-MG em uma das noites mais memoráveis da história do clube.

PUBLICIDADE

Na cobrança de pênaltis, o 100% de aproveitamento seguiu até a cobrança de Henrique Almeida, pois o goleiro espalmou e a bola parou na trave. Na sequência, Jailson defendeu a cobrança de Barello, mas a bola pegou efeito e voltou para dentro do gol. Na quinta cobrança, Vásquez errou e bateu na trave e Rodolfo bateu com segurança no canto, mantendo a disputa.

Na primeira das alternadas, R.Ferreira isolou a cobrança, mas Patrick acabou batendo mal e “fotografou” o lado da cobrança. Na segunda cobrança, Jailson defendeu a cobrança de Roberto Fernandez

PÊNALTIS (GUA-AMG)

  1. Ayala (O) // Wellington Paulista (O)
  2. W.Ortíz (O) // Maidana (O)
  3. Rodrigo Fernandez (O) // Henrique Almeida (X)
  4. Barello (O) // Indio Ramirez (O)
  5. Vásquez (X) //Rodolfo (O)
  6. R.Ferreira (X) // Patrick (X)
  7. R.Fernandez (X) // Everaldo (O)

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
GUARANÍ-PAR 2(4)-(5)3 AMÉRICA-MG

Data: 02/03/2022, 19:30
Estádio: Rogelio Silvino Livieres
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)

Gols: 1T 13′ F.Fernández (GUA); 1T 15′ Cáceres (GUA); 2T 13′ Wellington  Paulista (AMG); 2T 29′ Wellington Paulista (AMG); 2T 47′ Pedrinho (AMG)

Substituições – Guaraní-PAR: Samudio (Colmán); A.Benítez (Mendonza); R.Ferreira (G.Benitez); S.Bareiro (F.Fernández); Ayala (M.González)

PUBLICIDADE

Substituições – América-MG: Pedrinho (F.Azevedo); I.Ramírez (Alê); Everaldo (Éder); H.Almeida (Matheusinho); Rodolfo (Marlon)

Guaraní-PAR (4-4-2): Devis Vásquez; Julio González, Marcos Cáceres, Roberto Fernandez, Guilhermo Benitez; Marcelo Gonzalez, Jorge Menonza, Rodrigo Fernandez, Walter Ortiz; Fernando Fernadez, Josué Colmán

América-MG (4-2-3-1): Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder, Marlon Lopes; Juninho, Lucas Kal; Matheusinho, Alê, Felipe Azevedo; Wellington Paulista