A Federação Peruana de Futebol não deixou passar as polêmicas do jogo contra o Uruguai. Logo, Anderson Daronco, árbitro brasileiro escalado no confronto, está na mira das autoridades. A seleção do Peru foi a FIFA contra o juiz do jogo por conta da atuação do mesmo. A denúncia, referente ao duelo das Eliminatórias da Copa do Mundo, foi feita na sexta-feira, mas só revelada nas últimas horas.
“A FPF informa que, na sexta-feira passada, foi apresentada uma denúncia contundente à FIFA, relativamente às ações do árbitro Anderson Daronco, devido a fatos publicamente conhecidos”, informa o comunicado publicado no site oficial da FPF.
O lance polêmico que irritou o Peru
A vitória no duelo foi da seleção uruguaia pelo placar de 1 a 0. Como resultado, a celeste garantiu vaga no Mundial do Catar. Contudo, nos minutos finais, ocorreu um lance polêmico. O goleiro do Uruguai, Sérgio Rochet, conseguiu defender um chute peruano, mas ficou atrás da linha do gol no movimento. O debate se deu porque, de acordo com os peruanos, a defesa foi feita dentro da meta. O lance foi revisado pelo VAR e o “gol” não foi validado. A própria Conmebol divulgou posteriormente o áudio e o vídeo do VAR durante a análise do lance. Porém, ainda assim, a equipe vermelho e branco protesta.
“A FPF espera uma pronta resposta da FIFA com uma conduta regular em seus procedimentos”, destacou a Federação do Peru.
Por fim, o Peru precisa vencer nesta terça-feira o Paraguai, jogando em casa, para garantir uma vaga para a repescagem da Copa do Mundo. A seleção está com 21 pontos na tabela e ocupa a quinta posição. Caso fique no empate, os peruanos terão que torcer para a Colômbia (20 pontos) e o Chile (19 pontos) não vençam Venezuela e Uruguai nos duelos paralelos.

