Home Esportes Olímpicos Atleta da Rússia provoca ucraniano com símbolo de guerra em pódio

Atleta da Rússia provoca ucraniano com símbolo de guerra em pódio

Rússia e Ucrânia tiveram mais um momento tenso no esporte neste final de semana, com provocação de guerra feita por parte de um atleta russo na ginástica

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O final de semana do esporte está sendo marcado por alguns acontecimentos lamentáveis. Um dos fatos ocorreu em uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica em Doha, no Catar, envolvendo atletas da Rússia e da Ucrânia.

PUBLICIDADE

Na disputa das barras paralelas, o atleta Illia Kovtun, da Ucrânia, superou os adversários e conquistou a medalha de ouro. Um dos principais adversários era justamente o russo Ivan Kuliak, que mesmo competindo com bandeira neutra, utilizava uniformes com as cores da Rússia.

O clima de tensão ficou presente durante todo o momento, mas nada superou o momento do pódio, onde o atleta russo exibiu uma letra Z na altura do peito, onde originalmente ficaria o símbolo da Rússia. Este símbolo significa um mote de guerra chamado “para a vitória”, utilizado também pelas forças militares.

PUBLICIDADE

Ivan Kuliak, atleta da Rússia, ainda não sofreu punições

Até o momento não houve nenhuma movimentação do COI para banir Ivan Kuliak do esporte, pois tecnicamente, o atleta russo competiu com bandeira neutra e respeitou a determinação. Mas a provocação de guerra provavelmente modificará este cenário brevemente.

Cabe ressaltar que a ginástica está aguardando o encerramento da atual etapa do mundial para determinar se atletas da Rússia e da Bielorrússia serão banidos.