O ginasta russo Ivan Kuliak está sendo investigado por subir ao pódio usando um collant com o símbolo nacional de guerra estampado ao lado de um rival ucraniano durante a cerimônia do pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, que aconteceu em Doha, no Qatar, no último domingo.
Depois do ocorrido com o russo, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) comunicou que abriu um processo disciplinar contra Kuliak por seu “comportamento chocante”.
O russo ficou em terceiro lugar nas barras paralelas e usou um esparadrapo para desenhar a letra Z no peito ao lado do vencedor, o ucraniano llia Kovtun. Em novembro do ano passado, o atleta passou por um treinamento nas Forças Armadas da Rússia.
O Ministério de Defesa da Rússia divulgou defendeu o atleta e explicou que a letra Z pintada em tanques e blindados seria uma referência a frase “Za pobedu”, “Pela vitória”.
“A Federação Internacional de Ginástica confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Qatar”, afirmou a organização.
O ucraniano Oleg Verniaiev, campeão olímpico no Rio-2016, criticou o gesto de Kuliak. “Não deixe os russos gritarem que o esporte está fora da política. Glória à Ucrânia”, escreveu.

