Home Futebol Atlético-MG pede à CBF alteração do nome de título de 1937 para 1º Brasileirão

Atlético-MG pede à CBF alteração do nome de título de 1937 para 1º Brasileirão

Atlético-MG espera pela resposta da CBF até sexta-feira

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

O Atlético-MG segue firme na busca pelo reconhecimento da conquista da Copa dos Campeões de 1937 como o primeiro título do Campeonato Brasileiro do clube. Após oito décadas, o Galo enviou um dossiê com mais de 60 páginas para a entidade máxima do futebol brasileiro e tem a expectativa de receber uma resposta até sexta-feira (25), quando o clube completa 114 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse documento tem como base jornais da época, não apenas os tablóides mineiros, mas com materiais de veículos e imprensa de todos os cantos do Brasil. O torneio aconteceu entre o dia 6 de janeiro até o dia 14 de fevereiro de 1937. Entre os clubes envolvidos na competição estavam: Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES, além do Aliança e da Liga da Marinha.

Apesar da ressalva de torcedores rivais, o Atlético-MG leva muito à sério o torneio. No hino do clube existe uma menção à conquista: “Nós somos campeões dos Campeões. Somos o orgulho do esporte nacional”. Lembrando que a canção foi escrita muitos anos após o título, em 1969, pelo atleticano Vicente Motta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se a entidade aceitar a conquista como título do Campeonato Brasileiro, o alvinegro se tornaria tricampeão nacional. Em 2010, a CBF abriu precedentes ao unificar as tradicionais taças Roberto Gomes Pedrosa e Brasil como troféus do Brasileirão.

Better Collective