A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou hoje (31) os áudios da final entre São Paulo x Palmeira na final Paulistão, ontem, no Morumbi. O encontro que terminou com o placar de 3×1 a favor do Tricolor terminou com muitas reclamações por parte dos alviverdes por supostos erros da equipe do VAR (arbitragem de vídeo).
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJCNWVLMmI0diIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O áudio do lance recortado pela entidade que organiza o campeonato mostra o apitador principal, inicialmente, mandando a jogada seguir depois do toque. A impressão inicial de Douglas Marques das Flores é de que o lateral Marcos Rocha havia “recolhido o braço” no momento do cruzamento interceptado.
A sugestão do possível pênalti partiu da cabine do VAR, liderada pelo oficial José Cláudio Rocha Filho. A voz no canal mandou o juiz aguardar pela checagem do possível pênalti e, após discussões internas, recomendou a revisão do próprio árbitro no televisor que fica à beira do gramado.
Confira a transcrição:
Árbitro: Pode jogar! Pode jogar!
VAR: Checando possível pênalti! Aguarda!
Árbitro: O braço tá recolhido ao corpo. Ele recolhe pra cima do seu corpo, o braço. Girando o corpo, ok? O braço tá recolhido, colado ao corpo.
VAR: Isso aí [o braço] tá aberto, tá ampliando o espaço. (…) Ok, Douglas, recomendo uma revisão, possível pênalti. A bola toca no braço. O jogador tá com o seu braço acima, antinatural, ampliando o seu espaço, tá?
Árbitro (já no monitor): No campo, eu tinha visto ela [a bola] pegar nesse braço direito. Pega o braço esquerdo bem na bola e a bola ia passar, aumentando o seu espaço corporal.
Ouça a gravação:
ÁUDIO DO ARBITRO DE VÍDEO
Em campo, o Juiz afirma que o braço está colado ao corpo, recolhido e manda jogar
O VAR chama e fala “não. Isso tá aberto, ampliando espaço”
Que absurdo
— INFOS Palestra ⓟ ?? ?? (@Infos_palestra) March 31, 2022
São Paulo x Palmeiras x VAR?
Por conta desse lance, os jogadores, membros da comissão técnicas e dirigentes do Palmeiras saíram enfurecidos com os juízes na final do Paulistão. O vice-presidente do clube Paulo Buosi falou de uma interferência da arbitragem no resultado, e Abel Ferreira ironizou ao dizer que “o VAR estava comendo pipoca”.
O São Paulo abriu uma vantagem de 3×1 no jogo de ida e conseguiu forçar a primeira derrota do Verdão no campeonato até agora. A volta da decisão acontecerá no domingo (3), desta vez na casa do Palmeiras e com torcida única no Allianz Parque. A bola rola às 16h (Brasília).

