Home Futebol Botafogo e Ituano avançam, e decidem o Torneio do Interior

Botafogo e Ituano avançam, e decidem o Torneio do Interior

Em Ribeirão Preto, Pantera decidiu o jogo no segundo tempo e decidirá o título em casa; enquanto em Itu, Água Santa perdeu três pênaltis e Galo do interior avançou para a final

Christopher Henrique
Estudante de jornalismo pela Universidade Nove de Julho, com passagem pelo SPFC24Horas. Amante do Futebol Nordestino e do interior, visito sempre alguns estádios e sou fotógrafo na várzea.

A noite dessa segunda-feira (28) definiu os finalistas do Torneio do Interior 2022, disputado pelas equipes melhores classificadas no Campeonato Paulista, exceto os clubes da capital. No Santa Cruz, o Botafogo venceu a Internacional de Limeira por 3 a 0, enquanto no Novelli Junior, o Ituano venceu o Água Santa nas cobranças de pênalti, após um 2 a 2 no tempo regulamentar.

PUBLICIDADE

A grande final acontece na próxima quinta-feira (31), às 21h no Estádio Santa Cruz, e isso ocorre já que o Botafogo termina com campanha superior a do Ituano na classificação geral.

Sem dó e nem piedade! Pantera mata o jogo na etapa final

Jogando em casa, o Botafogo-SP partiu para o ataque desde o começo, fazendo a defesa da Inter trabalhar, principalmente o goleiro Frigeri. Com domínio total da Pantera, o gol era questão de tempo para sair, e saiu no começo da etapa final.

PUBLICIDADE

Após rebote de chute na trave de Bruno Michel, Matheus Carvalho abriu o placar para a Pantera. O domínio da equipe mandante só aumentou, e aos 23 minutos, Dudu roubou a bola no meio de campo e foi sozinho até chutar pra fazer 2 a 0.

No final do jogo, Julio Rusch foi expulso após uma cotovelada, e foi a brecha para o Botafogo ampliar novamente, dessa vez com Mantuan. Aos 45, aproveitou cruzamento de Bruno Michel, que passou por Dudu e sobrou para o volante fazer o terceiro e dar números finais ao duelo.

Pegorari virou herói para o Galo de Itu

O Ituano recebeu o Água Santa no Novelli Junior, e Aylon abriu o placar para os donos da casa aos 25 minutos, aproveitando cruzamento de João Victor. Entretanto, a lei do ex nunca falha, e Fernandinho empatou o marcador para o Netuno aos 40 minutos, depois de uma roubada de bola que sobrou para Dadá Belmonte, rolando para o camisa 10 marcar.

PUBLICIDADE

Na etapa final, o Galo foi rápido e já retomou a vantagem com Rafael Elias, que sofreu a falta e aproveitou o rebote na cobrança de Roberto, que bateu na trave e desviou no goleiro Vitor Souza. Assim como no primeiro gol, o Água Santa partiu para o ataque em busca do gol, e o empate novamente aconteceu, após Dadá Belmonte cobrar com categoria, mandando o goleiro Pegorari para o outro lado e igualando o placar, levando a disputa para as penalidades.

Pegorari pegando a cobrança de David (Fernando Teixeira/Ituano FC)

Foi a hora que a estrela do goleiro do Ituano começou a brilhar, e com duas defesas e uma cobrança para fora, o Galo venceu por 3 a 2, e vai em busca do bi do torneio, sendo sua primeira conquista em 2017, após vencer o Santo André.

O que é o Torneio do Interior?

Desde 2007, a competição é uma continuação do Paulistão para as equipes melhores colocadas na fase inicial, exceto os quatro grandes (Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras). Na temporada 2014 e 2015, a competição não foi realizada, e o troféu ficou com a equipe de melhor campanha, no caso: Penapolense (2014) e Ponte Preta (2015).

Entretanto, em 2016 não foi realizado a competição, retornando no ano seguinte e em novo formato, dividindo os clubes em grupos e o melhor colocado, chegando a final. Dois anos depois, a FPF novamente mudou o formato do torneio e matou a ser feito no formato eliminatório, em jogos de ida e volta.

PUBLICIDADE

Nessa temporada, se classificaram para a disputa: Ituano e Botafogo-SP, que não precisaram jogar as quartas de final; Água Santa, Ferroviária, Inter de Limeira e Mirassol.