Home Futebol Veja o que mudou no Botafogo desde a chegada de John Textor

Veja o que mudou no Botafogo desde a chegada de John Textor

Empresário formalizou nesta sexta-feira (11) a compra da SAF do Fogão, mas já vinha fazendo mudanças internas no clube

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Botafogo terá agora em John Textor o novo ‘rosto’ da administração do futebol do clube. O empresário americano adquiriu as ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), cujo contrato foi finalizado nesta sexta-feira (11) e agora irá investir forte para tentar recolocar o Glorioso na trajetória dos títulos,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas mesmo ainda sem ter sido oficializado como novo dono do futebol botafoguense, o empresário já tem trabalhado nos bastidores e mudou várias coisas no ambiente do Fogão. O Torcedores mostra o que está diferente dentro do clube desde sua chegada a General Severiano.

Troca de técnico e dirigentes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As primeiras mudanças dentro do Botafogo aconteceram não dentro do campo em si, mas no comando técnico e na condução do futebol. Enderson Moreira deixou o time e o plano do dono da SAF é de ter o português Luís Castro como novo treinador da equipe.

Na diretoria, Eduardo Freeland deixou o cargo de diretor de futebol para ir para a base e, posteriormente, ser contratado pelo Bahia. André Mazzuco (ex-Vasco, Cruzeiro e Santos) foi o escolhido do americano para dirigir o departamento de futebol, que também recebeu reforços nos departamentos de análise de desempenho, outra aposta do acionista majoritário do futebol.

Reforços de peso?

PUBLICIDADE

Para a torcida, a chegada de Textor ao Fogão também significa um novo patamar para o clube em termos de reforços Se a falta de dinheiro limitava o tipo de jogadores aos quais o clube poderia contratar, a promessa agora é de que investimentos maciços possam ser feitos no time em 2022.

PUBLICIDADE

A promessa é de que até oito atletas sejam contratados antes do Brasileiro, dois deles inclusive já foram oficializados (o zagueiro Philipe Sampaio e o atacante Lucas Piazon) e há mais perto de serem acertados. O dono da SAF, no entanto, tem sonhos mais altos e quer a contratação de Edinson Cavani para ser o grande astro da nova era do clube.

Investimento na base

As categorias de base também são vistas com bastante carinho pelo empresário que irá gerenciar o futebol botafoguense. O novo dirigente prometeu que dará atenção especial à formação de jogadores, até mesmo com a chance de atletas não-brasileiros virem atuar nos níveis formativos.

Nesta, também um efeito já está sendo visto. O colombiano Dylan Tarero, chamado de ‘Little Ronaldo’ (‘pequeno Ronaldo’), que atuava num time da Flórida ligado a Textor fará um período de treinos no clube, sendo bastante elogiado pelo investidor nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Torcida do Botafogo abraçou John Textor

A grande mudança no ambiente do clube desde a notícia de que o empresário americano teve seu interesse citado pela SAF do Botafogo foi o clima de otimismo do torcedor, que já havia abraçado o projeto do clube-empresa desde os primeiros passos, quando se especulava o interesse dos irmão Moreira Salles investirem no futebol botafoguense.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ2VXEwa0hNQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Na primeira visita de Textor ao clube, foi recepcionado pela torcida no aeroporto e a aprovação da venda da SAF foi comemorada como se fosse um título. E diversos torcedores tem feito manifestações e menções positivas ao americano, com o sonho deste fazer o Fogão novamente com forte relevância no futebol brasileiro.

Better Collective