Home Esportes Radicais Brasileira Tatiana Weston-Webb é campeã da etapa MEO Pro Portugal da WSL

Brasileira Tatiana Weston-Webb é campeã da etapa MEO Pro Portugal da WSL

Tati venceu Lakey Peterson para conquistar seu terceiro título

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na manhã desta segunda-feira (07), Tatiana Weston-Webb sagrou-se campeã da etapa de MEO Pro Portugal da WSL. Nas ondas conhecidas como Supertubos, Tati venceu a americana Lakey Peterson em um dia final com ondas pequenas e muito frio, com temperaturas na casa dos 8 graus Celsius.

PUBLICIDADE

Com a água gelada, as duas surfistas não quiseram ficar paradas na final e buscaram principalmente as esquerdas. No total, Lakey pegou 13 ondas, enquanto Tati surfou 10.

Tatiana Weston-Webb começou bem com uma nota 7,33, mas Lakey Peterson foi melhor na troca de ondas e conseguiu duas notas na casa dos 7,10 pontos para assumir a liderança.

Com 10 minutos faltando, a brasileira conseguiu tirar um 8,00 com duas manobras fortes de frontside e reassumiu a ponta do placar. A americana até pegou algumas ondas depois, mas elas não superaram suas notas iniciais.

PUBLICIDADE

Enquanto Lakey apostou na quantidade de manobras, bem no estilo do surfe californiano, Tati buscou as ondas com um pouco mais de volume e que permitiam uma manobra na junção final com mais força, estratégia que lhe garantiu a vitória.

Caminho até a final

Round 1: Tatiana Weston-Webb 10,10 x Gabriela Bryan 9,10 x Molly Picklum 15,15

Oitavas de final: Tatiana Weston-Webb 14,83 x Luana Silva 10,83

PUBLICIDADE

Quartas de final: Tatiana Weston-Webb 14,66 x Índia Robinson 9,73

Semifinal: Tatiana Weston-Webb 10,76 x Carissa Moore 10,17

Final: Tatiana Weston-Webb 15,33 x Lakey Peterson 14,27

Durante todo o campeonato, Tatiana Weston-Webb se destacou e conseguiu algumas das maiores somatórias de cada round. Entre as mulheres, a brasileira pegou a melhor nota da etapa, um 8,83 nas quartas.

PUBLICIDADE

Essa foi a segunda final entre Peterson e Weston-Webb em um campeonato da WSL. Em 2019, a americana venceu a etapa de Margaret River, mas agora a brasileira levou a melhor.

Com a vitória, Tati tem três títulos na WSL – o US Open de 2016, Margaret River em 2021 e Portugal 2022. Além disso, a conquista foi importante pois assim Weston-Webb entra na zona de classificação para a WSL Finals. 

Além da vitória da brasileira, a etapa de Portugal também foi marcada pela ação da WSL em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Todos os competidores escolheram uma figura histórica do esporte feminino e surfaram com seus nomes na lycra de competição. Algumas das homenageadas foram Naomi Osaka, Billie Jean King, Lisa Andersen, Silvana Lima, Bethany Hamilton, Ronda Rousey e Michelle Kwan.

Com o final do campeonato em Portugal, as competições do campeonato mundial de surfe só voltam em abril. Entre os dias 10 e 20, as melhores surfistas do mundo disputarão a tradicional etapa de Bells Beach, na Austrália.