Home Futebol Brasileiro desmente deputado Arthur ‘Mamãe Falei’ por suposta ajuda a jogadores na Ucrânia

Brasileiro desmente deputado Arthur ‘Mamãe Falei’ por suposta ajuda a jogadores na Ucrânia

João Paulo abrigou cinco atletas que jogavam no futebol ucraniano em sua casa na Eslováquia, onde mora com a esposa Gisele Chamorra

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O brasileiro João Paulo desmentiu a fala do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei” em entrevista à Record TV ontem (13). Na conversa que foi ao ar no Domingo Espetacular, o político disse que ajudou os jogadores acolhidos pela família do rapaz.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJlcldGQnh4ZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A história dos cinco atletas tomou repercussão no Brasil depois de ser contada pelo jornal O Globo há duas semanas. Eles jogavam em um clube pequeno da Ucrânia e passaram por momentos de tensão enquanto se deslocavam pelo país para escapar da guerra imposta pela Rússia.

PUBLICIDADE

Numa das passagens contadas pela reportagem, os esportistas contaram que o trem que os levava para as fronteira quase foi bombardeado. A viagem de Kharkiv até Lviv durou mais do que o planejado, mas chegou inteiro ao seu destino e, lá, estavam João Paulo e sua esposa Gisele Chamorra, prontos para acolhê-los em casa por alguns dias.

Encontro com Mamãe Falei

Enquanto tentavam encontrar uma maneira de voltar ao Brasil, os jogadores receberam a visita do deputado Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, e membros do MBL (Movimento Brasil Livre). Eles participaram de um vídeo publicado no canal do político no Youtube, em que contaram os detalhes da fuga da Ucrânia.

Em entrevista ao Domingo Espetacular que foi ao ar ontem na Record TV, Arthur falou que teria ajudado os atletas “a encontrarem o caminho para casa” e foi desmentido por João Paulo. Por meio do Instagram, o brasileiro que segue na Europa explicou que a viagem do grupo de esportistas foi bancada por um doador eslovaco anônimo.

Assista:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Eu que, de certo modo, cuidei um pouco dessa volta deles para casa, conversei com algumas pessoas, tudo mais. (…) O auxílio do Arthur, do MBL, ou de qualquer pessoa ligada a eles no retorno dos meninos ou enquanto os meninos estiveram aqui foi zero. Nada. Não teve uma janta, um almoço, café. Muito menos passagem.”

João ainda explicou que o contato dos jogadores com Arthur e sua equipe aconteceu mediante a uma autorização dos jogadores e que durou cerca de vinte minutos. No dia seguinte, ele teve o pedido de ajuda negado por um interlocutor do MBL, que sugeriu uma vaquinha (financiamento coletivo) para bancar as viagens.

A expedição da cúpula do movimento na Europa durou alguns dias e tinha justificativas “humanitárias” visando ajudar os refugiados de guerra. Eles conseguiram reunir R$ 200 mil em doações, mas voltaram ao Brasil após Arthur do Val ser flagrado dizendo que as ucranianas “são fáceis porque são pobres” em áudio vazado do Whatsapp.