Home Futebol Conheça mais sobre o Globo, time que eliminou o Inter da Copa do Brasil

Conheça mais sobre o Globo, time que eliminou o Inter da Copa do Brasil

Fundado há nove anos, equipe potiguar fez história ao vencer Colorado na última quinta-feira (3)

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A última ‘zebra’ da Copa do Brasil veio do Rio Grande do Norte. O Globo conseguiu a façanha de vencer o Internacional por 2 a 0 na última quinta-feira e eliminou o Colorado da competição, passando assim de fase.

PUBLICIDADE

Mais uma história de um time de menor expressão que venceu um grande no principal torneio eliminatório do Brasil. Isso se torna ainda mais forte com uma trajetória que tem apenas nove anos de existência e já alguns feitos notórios dentro do futebol. E é essa história que o Torcedores te mostra.

Quem é o Globo?

PUBLICIDADE

O Globo Futebol Clube foi fundado em 2012 na cidade de Ceará-Mirim, no interior do Rio Grande do Norte. Seu fundador foi o empresário Marconi Barretto, que chegou a ser prefeito da cidade mas acabou afastado do cargo. No ano seguinte, teve sua inscrição na FNF (Federação de Futebol do Rio Grande do Norte) aprovada.

Logo no primeiro ano de vida, foi campeão da segunda divisão potiguar, para em 2014, conquistar vaga na Copa do Brasil ao vencer a Copa FNF, além do primeiro turno do Campeonato Potiguar e as vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Nordeste.

Na Série C

O Globo FC começou a se firmar no cenário regional e não demoraria para dar seu primeiro sinal de sucesso nacional. Em 2017, passou fase por fase da Série D até conseguir uma das vagas de acesso na Série C ao vencer nos pênaltis a URT. E não parou por aí: foi até a final da competição, caindo diante do Operário-PR.

A estadia na Terceirona não foi longa. Foram duas temporadas apenas, ambas brigando para não cair. Na primeira, e, 2018, se livrou da queda ao empatar com O Confiança. Mas em 2019, não escaparia do descenso, voltando para a Série D.

PUBLICIDADE

Enfim, campeão

Os sucessos nacionais do clube de Ceará-Mirim também vieram na esteira de dois vice-campeonatos potiguares (em 2014 e 2017). Mas a primeira conquista do estadual só viria em 2021, naquele ano vencendo a Copa Cidade de Natal (primeiro turno), batendo o América-RN.

Na decisão, o Globo enfrentou o ABC, que venceu o segundo turno (Copa Rio Grande do Norte). Depois de uma vitória por 2 a 1 em casa na ida, a Águia empatou por 1 a 1 na volta para se tornar campeã potiguar pela primeira vez e cravar a vaga na Copa do Brasil.

O time de uma cidade

PUBLICIDADE

Quando Marconi Barretto fundou o Globo, não queria apenas mais um time de futebol, mas também um modo de desenvolver a cidade de Ceará-Mirim através do clube. Um dos passos aconteceu durante a construção do estádio Manoel Barretto (o Barretão, em homenagem ao pai do fundador), quando enquanto construía a casa, também fez mais de 600 casas populares para os habitantes do município.

Homenagens a Globo e à Alemanha

Depois da vitória sobre o Inter, diversas piadas ligando o nome do time ao da principal rede de televisão do país foram inevitáveis de surgir. Mas o que nem muitos sabem é que o time potiguar tem esse nome para fazer uma homenagem à emissora carioca.

No caso, a seu fundador, Roberto Marinho. O nome do clube, de acordo com Marconi, é uma homenagem à TV homônima e ao patrono da família Marinho, de quem é admirado. Além disso, as cores do clube (preto, vemelho e amarelo) também são homenagem, neste caso à Alemanha, que também ‘cedeu’ a águia como mascote.

PUBLICIDADE