Após sorteio realizado na tarde desta segunda (28) na sede da Confederação Brasileira de Futebol, foram definidos os 16 jogos da terceira fase da Copa do Brasil, que será disputada em formato de mata-mata, em confrontos de ida e volta.
Santos e Coritiba medem forças para decidir quem avança às oitavas de final da competição nacional. O duelo inicial será disputado no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em 20 ou 21 de abril, e a segunda partida deve acontecer nos dias 11 ou 12 de maio, na Vila Belmiro.
O Coxa passou pelo Bahia de Feira e o Pouso Alegre, nas duas primeiras etapas da atual edição da Copa do Brasil, enquanto o Peixe superou Salgueiro-PE e Fluminense-PI.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJac0ZSM3BlTiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, em jogo realizado no dia 13 de fevereiro do ano passado no estádio da Vila Belmiro.
Os donos da casa venceram por 2 x 0, com gols dos atacantes Marinho e Marcos Leonardo, e o resultado rebaixou matematicamente a equipe paranaense para a Série B a três rodadas do encerramento do Brasileirão.
Já o primeiro encontro entre os dois times foi um amistoso realizado também no estádio santista em 20 de maio de 1941, e o Peixe goleou o Coxa pelo placar de 10 x 3.
Segundo o site “Acervo Histórico do Santos FC”, Santos e Coritiba já estiveram em campo frente a frente em 53 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao Alvinegro Praiano, que venceu 29 vezes contra 14 triunfos da equipe alviverde, mais dez partidas que terminaram com igualdade no marcador.
O Peixe assinalou 91 gols sobre o Coxa e sofreu 61, somando um saldo positivo de 30 tentos.
O marcador mais elástico a favor do Santos é de 4 x 0 e aconteceu em duas ocasiões, pelo Brasileirão de 2003 (fora de casa) e o Brasileirão de 2009 (em casa). O Coritiba aplicou a maior goleada diante do Peixe no Brasileirão de 2008, no estádio Couto Pereira: 5 x 1.
Santos x Coritiba por campeonatos
Pelo Campeonato Brasileiro, foram 42 embates e a vantagem continua sendo do Santos, com 23 vitórias, 12 derrotas e sete empates.
Na Copa do Brasil, as equipes mediram forças em dois encontros, sendo um triunfo santista e um empate.
Também foram disputados nove amistosos e segue a supremacia do Peixe, que contabiliza cinco vitórias, duas derrotas e duas igualdades.
Santos x Coritiba por estádios
Mesmo na condição de mandante, o Coritiba não apresenta vantagem contra o Santos. Em 27 confrontos realizados nos estádios Couto Pereira ou Belfort Duarte, o Coxa possui o mesmo número de vitórias do Peixe: 11 para cada lado, mais cinco empates.
Por outro lado, o Santos mantém larga vantagem diante do adversário atuando dentro da Vila Belmiro, com 14 triunfos, quatro empates e apenas duas derrotas em 20 partidas.
Santos x Coritiba em mata-mata
O Peixe eliminou o Coxa na segunda fase da Copa do Brasil de 2000, com vitória por 1 x 0 no jogo de ida disputado no estádio Couto Pereira e, na sequência, empate em 1 x 1 na partida de volta, na Vila Belmiro.
Copa do Brasil 2022: CBF define todos os confrontos da terceira fase; veja os detalhes – https://t.co/OLgzfyD1jP pic.twitter.com/EneVFTWlQU
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 28, 2022

