Resta apenas uma rodada para encerrar a primeira fase do Paulistão, mas todos os clássicos já foram disputados. O último foi ontem (17) entre Palmeiras e Corinthians, com vitória do time de Abel Ferreira por 2 a 1. Vitória esse que deu ao Palmeiras o 100% de aproveitamento em clássicos. 1 a 0 contra o São Paulo, 1 a 0 contra o Santos e 2 a 1 contra o Corinthians.
Já o time do Parque São Jorge, vive o oposto do verdão, sendo derrotado nos 3 clássicos. 1 a 0 para o São Paulo, 2 a 1 para o Santos e os 2 a 1 de ontem para o Palmeiras. 3 derrotas em 3 clássicos disputados na primeira fase do Paulistão, não acontecia desde 2007, ano em que o Corinthians foi rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Naquela campanha, Émerson Leão era o treinador corinthiano, que perdeu por 3 x 1 para o São Paulo, 3 x 0 para o Palmeiras e 2 x 1 para o Santos. Dois clássicos no Morumbi e um na Vila Belmiro. Os resultados anunciavam as dificuldades que viriam no segundo semestre, com o rebaixamento para a Série B.
Uma curiosidade é que em 2007, o Corinthians tinha um jogador que faz parte do elenco atual: o atacante William. Hoje já consagrado, na época era uma garoto que tinha apenas um ano como profissional. Naquele ano, na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, William entrou no intervalo do jogo. O Corinthians foi escalado com Jean, Eduardo (Amoroso), Gustavo, Marinho e Carlão (Rafael Fefo); Daniel Paulista (William), Marcelo Mattos, Magrão e Roger; Arce e Nilmar.
O Corinthians é líder do grupo A com 20 pontos, 6 a mais que a segunda colocada Inter de Limeira. Sem perder o primeiro lugar, o time de Vitor Pereira apenas cumpre tabela na última rodada, contra o Novorizontino. O timão deve poupar seus titulares pensando já no jogo de quartas de final, que será contra a Inter de Limeira ou Guarani, no próximo meio de semana (quarta ou quinta).

