Home Futebol Corinthians homenageia ex-jogador envolvido em escândalo e gera revolta na torcida

Corinthians homenageia ex-jogador envolvido em escândalo e gera revolta na torcida

Após pressão de grande parte da torcida, o Corinthians apagou o post no Twitter

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

As redes sociais do Corinthians ficaram agitadas na tarde desta terça-feira (15) após uma postagem do clube parabenizando o ex-zagueiro Henrique Etges, que jogou na equipe entre 1992 e 1997, pelo aniversário de 56 anos. A torcida rapidamente repudiou a atitude do alvinegro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Print do Corinthians - Mensagem ao zagueiro Henrique

Isso porque o ex-atleta estava envolvido no conhecido “Escândalo de Berna”, na Suíça, em 1987, quando vestia a camisa do Grêmio. Na ocasião, quatro jogadores do Tricolor Gaúcho foram denunciados pelo estupro de uma criança de 13 anos no país do Velho Continente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entre eles estava também o técnico Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, campeão brasileiro pelo Atlético-MG no ano passado. Os outros dois envolvidos eram Fernando Luís Castoldi e Eduardo Henrique Hamester, esse também conhecido como Chico.

Os jogadores foram acusados, mas a justiça suíça não considerou que houve violência. Todos foram julgados com base no artigo 187 do código penal local, que previa a reclusão mínima de três anos para quem se envolva em um ato sexual ou análogo com crianças menores de 16 anos.

Henrique foi condenado a 15 meses de prisão e ao pagamento de 8 mil dólares, ao lado de Cuca e Eduardo. Já Fernando Luís foi absolvido da acusação e condenado a três meses de prisão e ao pagamento de multa no valor de quatro mil dólares. O caso acabou abafado por dirigentes do clube e por parte da mídia brasileira, mas voltou à tona nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Aproxidamente uma hora após a postagem, os administradores da página oficial do Twitter do alvinegro excluíram a postagem, embora nenhuma nota de desculpa ou repúdio tenha sido divulgada até o momento.

PUBLICIDADE

Veja a manifestação da torcida do Corinthians

@corinthiana: Lamentável essa postura, a partir do momento em que se sabe que ele tava envolvido no MESMO CASO DE ESTUPRO QUE O CUCA, vcs não deveriam nem postar, nem homenagear ## nenhuma.

PUBLICIDADE

@Alex Negrunes: Alô @Corinthians… vamos se ligar aí rapaziada. O zagueiro em questão fazia parte do “bonde” do ex-treinador do Atlético/MG naquele caso escabroso e criminoso, que correu na Suiça. Vamos ter critério nas “homenagens”. Se vcs não lembram, eu refresco a memória de vcs!!!!

PUBLICIDADE

@Bazarovtupi: Se vocês ”cancelaram” o técnico Cuca, o mesmo deve ser feito em relação ao ex-zagueiro Henrique, também condenado por estupro juntamente com o ex-técnico do Atlético Mineiro. Deem coerência ao punitivismo barato que vos permeiam.

https://twitter.com/Bazarovtupi/status/1503764586255859722

@cesaramferreira: #Respeitaasminas no Corinthians é apenas para “inglês ver”. Parabenizar um jogador que foi condenado por estupro juntamente com Cuca, em 1987, na Suíça, é um erro crasso. Ademais, em campo, Henrique afundou o Corinthians na final de 1993.

https://twitter.com/cesaramferreira/status/1503777533367566348

PUBLICIDADE

@lcfons10: Não nos esqueçamos, se é que não sabem, que Henrique foi parceiro do Cuca naquele caso de estupro na Suíça. O #respeitaasmina tem que ser respeitado acima de qq coisa. Portanto, nada de homenagem ao Henrique.

PUBLICIDADE
Better Collective