Home Futebol Corinthians homenageia ex-jogador envolvido em escândalo e gera revolta na torcida

Corinthians homenageia ex-jogador envolvido em escândalo e gera revolta na torcida

Após pressão de grande parte da torcida, o Corinthians apagou o post no Twitter

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

As redes sociais do Corinthians ficaram agitadas na tarde desta terça-feira (15) após uma postagem do clube parabenizando o ex-zagueiro Henrique Etges, que jogou na equipe entre 1992 e 1997, pelo aniversário de 56 anos. A torcida rapidamente repudiou a atitude do alvinegro.

PUBLICIDADE

Print do Corinthians - Mensagem ao zagueiro Henrique

Isso porque o ex-atleta estava envolvido no conhecido “Escândalo de Berna”, na Suíça, em 1987, quando vestia a camisa do Grêmio. Na ocasião, quatro jogadores do Tricolor Gaúcho foram denunciados pelo estupro de uma criança de 13 anos no país do Velho Continente.

PUBLICIDADE

Entre eles estava também o técnico Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, campeão brasileiro pelo Atlético-MG no ano passado. Os outros dois envolvidos eram Fernando Luís Castoldi e Eduardo Henrique Hamester, esse também conhecido como Chico.

Os jogadores foram acusados, mas a justiça suíça não considerou que houve violência. Todos foram julgados com base no artigo 187 do código penal local, que previa a reclusão mínima de três anos para quem se envolva em um ato sexual ou análogo com crianças menores de 16 anos.

Henrique foi condenado a 15 meses de prisão e ao pagamento de 8 mil dólares, ao lado de Cuca e Eduardo. Já Fernando Luís foi absolvido da acusação e condenado a três meses de prisão e ao pagamento de multa no valor de quatro mil dólares. O caso acabou abafado por dirigentes do clube e por parte da mídia brasileira, mas voltou à tona nos últimos anos.

Aproxidamente uma hora após a postagem, os administradores da página oficial do Twitter do alvinegro excluíram a postagem, embora nenhuma nota de desculpa ou repúdio tenha sido divulgada até o momento.

PUBLICIDADE

Veja a manifestação da torcida do Corinthians

@corinthiana: Lamentável essa postura, a partir do momento em que se sabe que ele tava envolvido no MESMO CASO DE ESTUPRO QUE O CUCA, vcs não deveriam nem postar, nem homenagear ## nenhuma.

PUBLICIDADE

@Alex Negrunes: Alô @Corinthians… vamos se ligar aí rapaziada. O zagueiro em questão fazia parte do “bonde” do ex-treinador do Atlético/MG naquele caso escabroso e criminoso, que correu na Suiça. Vamos ter critério nas “homenagens”. Se vcs não lembram, eu refresco a memória de vcs!!!!

PUBLICIDADE

@Bazarovtupi: Se vocês ”cancelaram” o técnico Cuca, o mesmo deve ser feito em relação ao ex-zagueiro Henrique, também condenado por estupro juntamente com o ex-técnico do Atlético Mineiro. Deem coerência ao punitivismo barato que vos permeiam.

https://twitter.com/Bazarovtupi/status/1503764586255859722

@cesaramferreira: #Respeitaasminas no Corinthians é apenas para “inglês ver”. Parabenizar um jogador que foi condenado por estupro juntamente com Cuca, em 1987, na Suíça, é um erro crasso. Ademais, em campo, Henrique afundou o Corinthians na final de 1993.

https://twitter.com/cesaramferreira/status/1503777533367566348

PUBLICIDADE

@lcfons10: Não nos esqueçamos, se é que não sabem, que Henrique foi parceiro do Cuca naquele caso de estupro na Suíça. O #respeitaasmina tem que ser respeitado acima de qq coisa. Portanto, nada de homenagem ao Henrique.

PUBLICIDADE