Renato Augusto, assim como boa parte dos reforços do Corinthians trazidos entre o meio e o fim do ano passado, voltou ao Brasil com uma certeza e uma interrogação. A primeira, claro, é sua capacidade técnica; a segunda, naturalmente, sua condição física.
Passados meses de seu retorno ao futebol brasileiro e algumas semanas com o novo treinador, o português Vítor Pereira, o camisa 8 do Timão tem superado as boas expectativas e acabado com as desconfianças. O jogador rapidamente se alçou a uma das referências técnicas da equipe, um dos líderes do elenco — e de jogado bem, de fato.
Um número em especial consegue ilustrar com precisão o atual desempenho de Renato Augusto pelo Corinthians. O meia lidera o Campeonato Paulista em número de passes completos. São 362 que ele acertou a bola em seus companheiros, com precisão de 89,6% das suas 404 tentativas.
Isolada, a estatística aponta para o estilo de jogo e a contribuição do jogador para o Timão. Aprofundada, ela indica que o veterano de 34 anos é líder de um ranking de “jovens”. Danielzinho, do Novorizontino, e Neto Moura, do Mirassol, meias que são segundo e terceiro colocados da lista, respectivamente, estão entre seus 26 e 27 anos, faixa etária considerada como o “auge físico” de um atleta de futebol.
Renato Augusto: do Corinthians para a Seleção?
O número dá confiança à Renato Augusto na busca de algo além de conquistas pelo Corinthians: uma volta para a seleção brasileira. O técnico Tite ainda não deu sinais de trazê-lo de volta à Amarelinha, mas é sabido de sua admiração pelo jogador e da incessante busca do treinador pelo jogador ideal para a posição do camisa 8 corintiano.
Algo que pode “segurar” o craque do Timão é o seu desempenho, individual e coletivo, nas maiores partidas. Nesta temporada, por exemplo, o time alvinegro não conseguiu vencer clássicos, todos eles com uma marcação forte e cerrada — e em sua maioria, feita por jovens — no camisa 8. Um possível título paulista, que passa por eventuais vitórias em clássicos, mudaria a situação de Renato na seleção?

