Home Futebol Corinthians: Confira como Vítor Pereira poderá armar o time com a chegada de Maycon

Corinthians: Confira como Vítor Pereira poderá armar o time com a chegada de Maycon

Liberado pelo Shakhtar Donetsk, Maycon foi oficializado como reforço do Timão nesta quinta-feira (31)

Por Flavio Souza em 31/03/2022 18:06 - Atualizado há 4 anos

Divulgação / Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Atendendo a pedidos de Vítor Pereira, o Corinthians busca reforçar seu elenco. Maycon, atualmente no Shakhtar, foi anunciado e será inscrito para disputar a Libertadores pelo Timão.

Ao que tudo indica, ele deverá retornar ao clube onde foi formado para assumir a titularidade no meio de campo. Porém, fica a dúvida sobre como o treinador irá armar o time para a sequência da temporada.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJxb0NNSkk5bSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Como Maycon pode jogar

Em sua primeira passagem pelo Corinthians, o jogador atuou numa linha de dois volantes, mas com mais liberdade para chegar ao ataque.

Porém no futebol ucraniano ele atuou diversas partidas como primeiro volante. Dessa forma, ele pode ser um “coringa” importante no elenco do Timão.

Confira as possibilidades com a chegada de Maycon

Vítor Pereira gosta que seu time tenha a bola nos pés, consiga pressionar o adversário para roubar rapidamente a bola e já deu indícios que também prefere contar com um centroavante em seus times. As possíveis escalações e formações abaixo levam em conta esses fatores.

4-3-3 – Liberdade para Renato Augusto

A primeira possibilidade que o Torcedores.com traz é com Maycon fazendo uma dupla de volantes com Du Queiroz. Neste caso, Renato Augusto estaria mais avançado, com Júnior Moraes (ou Jô), atuando como homem de referência.

Nesta possibilidade, Róger Guedes seria deslocado para o lado esquerdo do ataque, com Paulinho, Giuliano e Mosquito (titulares nos últimos jogos), indo para o banco de reservas.

4-4-2 – Losango no meio de campo

Uma segunda possibilidade seria ter Maycon mais recuado, jogando como primeiro volante, com Paulinho e Du Queiroz e Renato Augusto completando o meio de campo, mas com o camisa 8 tendo menos obrigações defensivas.

Neste caso, o ataque seria mais móvel, sem um centroavante de referência.

4-4-2 ou 4-2-2-2 – Dois meias de criação

O Corinthians segue com problemas para criar jogadas quando Renato Augusto sofre forte marcação. Uma outra possibilidade de formação seria o retorno de Giuliano ao time, fazendo uma dupla de meias, enquanto Maycon atuaria em uma linha atrás, focado na marcação ao lado de Du Queiroz, mas com capacidade de ajudar na saída de bola defensiva.

4-2-3-1 – Linha de três meias e um centroavante

Outra possibilidade é recuar Willian para ajudar na criação de jogadas, em uma linha de três meias. Já no ataque, o Corinthians teria Júnior Moraes ou Jô como ‘homem’ gol.

Nesta formação, tanto Paulinho como Róger Guedes, inicialmente, ficariam no banco do Corinthians.

3-5-2 – Ataque mais móvel

Da mesma forma que citado no nas formações com dois atacantes, essa formação teria Willian e Guedes livres para se movimentar no ataque. Além disso, Renato também teria liberdade para flutuar na intermediária ofensiva, com Maycon e Du Queiroz mais focados na marcação no meio de campo.

Com base em algumas opções recentes de Vítor Pereira, o Corinthians poderia ter Bruno Melo atuando como zagueiro pela esquerda. Outras opções seriam utilizar Raul Gustavo ou Robson como terceiro zagueiro.

Jogadores que podem ganhar espaço no Timão

Não será surpresa se o Corinthians já tiver mudanças em nomes e/ou formação tática na estreia da Libertadores.

Pensando em como o clube se portou, principalmente nos clássicos, é possível que Vítor Pereira opte por ‘rejuvenescer’ a equipe e escolher jogadores com melhor condição física.

Dessa forma, Paulinho e Róger Guedes, que ainda estão devendo em 2022 podem deixar o time. Por outro lado, nomes como Bruno Melo, Raul Gustavo, Robson, Giuliano, Júnior Moraes e Jô podem receber mais oportunidades.

Além disso, como citado, o Corinthians terá três competições acontecendo ao mesmo tempo. E isso obrigará Vítor Pereira a poupar jogadores em diversos jogos.



Exit mobile version