Home Futebol Espanha e Inglaterra dominando: veja os países com mais títulos europeus no século

Espanha e Inglaterra dominando: veja os países com mais títulos europeus no século

Números mostram amplo domínio de um país

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (16), foram definidos os oito times classificados para as quartas de final da Champions League 21/22. Lille e Juventus, últimos remanescentes da França e Itália, foram eliminados dentro de casa. Tal fato, evidencia a situação preocupante dos dois países em competições europeias.

Para se ter noção, antes hegemônica, a Itália, não vence um título europeu de clubes desde a temporada 2009/10. Na época, o ótimo time da Internazionale comandando por José Mourinho e que tinha os brasileiros Lúcio e Maicon, venceu a Champions League. De lá pra cá, a Juventus chegou perto e não venceu. Os demais times, também não conseguiram quebrar o tabu que já dura 12 anos. Somado a isso, o Milan, segundo maior campeão do torneio, ainda não recuperou seu protagonismo.

Enquanto isso, a França segue em situação mais crítica. O país não tem um campeão europeu desde o Olympique de Marselha em 1993, único título da Champions até então. Nem o grande time do Lyon com Juninho Pernambucano e muito menos as trelas do PSG foram capazes. Curiosamente, a França ostenta a marca de atual campeão do mundo, enquanto a Itália voltou a vencer uma Eurocopa.

PUBLICIDADE

Como explicar

Sendo assim, por que as seleções protagonistas na Europa não conseguem o mesmo patamar nos clubes? Para essa resposta existe várias vertentes. Afinal, nem todos os 23 jogadores que defenderam a seleção francesa atuam no país. Olhando alguns destaques, como Pogba, Kanté e Lloris, ambos jogam na Premier League. Enquanto Antoine Griezmann atua na La Liga há anos. Dos onze titulares da campeã do mundo, apenas um atua na França.

Além disso, não existe comparação quanto ao investimento das ligas. A Premier League e La Liga, há anos investem valores mais altos que a Ligue 1 e o Calcio. Times como Wolverhampton, Leicester tem investimento similares ou maiores que o Lyon, Lazio, Milan e etc.

Ainda assim, resta uma “esperança” para França e Itália darem fim ao tabu ainda nesta temporada. A Liga Europa e Conference League. Atalanta, Lyon, Marselha, Rennes e Roma ainda disputam os respectivos torneios.

Hegemonia

Do outro lado, Inglaterra e Espanha, que em títulos, ainda ficam abaixo das seleções citadas anteriormente, já que cada um conquistou a Copa do Mundo apenas uma vez. Enquanto em clubes, a situação é oposta. Olhando o retrato deste século, o futebol espanhol domina tanto a Champions League como a Europa League. São 21 títulos no total, fora os diversos vice-campeonatos. Obviamente, com Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Sevilla como protagonistas.

PUBLICIDADE

Já a Inglaterra, atravessa um dos melhores momentos na Europa. Já considerado a melhor liga do mundo, faltava uma competitividade maior nos torneios europeus neste século. Olhando a última década, os times da terra da Rainha venceram quatro taças e conseguiram até frear a hegemonia da Espanha na Europa League. Somado a isso, dois dos últimos três vencedores da Champions League foram ingleses, com a última final sendo decidida por Chelsea e Manchester City.

Clubes europeus com mais títulos neste século:

1º Espanha – 21 títulos

2º Inglaterra- 9 títulos

3º Alemanha – 3 títulos

PUBLICIDADE

3º Itália – 3 títulos

3º Portugal – 3 títulos

6º Rússia – 2 títulos

7º Holanda – 1 título

PUBLICIDADE

7º Turquia – 1 título

7º Ucrânia – 1 título