Home Automobilismo F1 confirma GP de Las Vegas para 2023 e terá terceira prova nos EUA

F1 confirma GP de Las Vegas para 2023 e terá terceira prova nos EUA

F1 volta a cidade norte-americana que recebeu GP na década de 80

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

O calendário da F1 ganha mais uma novidade. É o GP de Las Vegas que volta ao mundial. A única vez que o GP na cidade do Estado de Nevada aconteceu foi na temporada de 1982. Naquela ocasião, a prova fechou o mundial com vitória de Michele Alboreto da Tyrrell e título para Keke Rosberg da Williams.

PUBLICIDADE

A confirmação da nova prova em Las Vegas, se deu na última quarta-feira, 30 de março.

“Não poderíamos estar mais felizes que nossos parceiros criaram esse GP como um marco. O potencial da F1 tem sido demonstrado, durante várias temporadas, e essa prova nos leva a um outro patamar”, comemorou  Greg Maffei, presidente do Liberty Media, dona dos direitos comerciais da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Circuito está planejado para ter 14 curvas, extensão de 6,12km e velocidade média de 242km/h. Além de três retas e uma chicane. O GP terá 50 voltas.

“Este é um momento incrível para nós. Las Vegas é conhecida no mundo todo por sua hospitalidade e adrenalina. Esse novo movimento só demostra o crescimento do esporte a motor nos EUA”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1.

F1 terá três provas nos EUA com Las Vegas

Com a inclusão de Las Vegas, os Estados Unidos terá três provas no calendário, a partir de 2023, se juntando a Miami e Austin. As duas últimas serão realizadas, já em 2022, nos dias 8 de maio e 23 de outubro, respectivamente.

Outras cidades dos EUA que receberam o campeonato mundial foram: Watkins Glenn (década de 70), Long Beach, Detroit e Dallas (década de 80), Phoenix (década de 90) e Indianápolis (década de 2000). Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello foram os brasileiros que venceram no país.

PUBLICIDADE

GP com seis carros

Aliás, esse GP de Indianápolis com vitória de Barrichello ficou marcado pela presença de seis carros no grid: equipes com pneus Michelin desistiram da prova, após falhas nos pneus. Só Ferrari, Jordan e Minardi, parceiras da Bridgestone, correram essa etapa do campeonato de 2005.